domingo,
02/11/2025
Mais
    InícioDestaqueCâmara de Mundo Novo Aprova por Unanimidade Projeto que Veda Contratação de...

    Câmara de Mundo Novo Aprova por Unanimidade Projeto que Veda Contratação de Condenados por Crimes Sexuais Contra Crianças e Adolescentes

    Mundo Novo (MS) – A Câmara Municipal de Mundo Novo aprovou por unanimidade, em Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira, 06 de outubro de 2025, o Projeto de Lei n° 015/2025. De autoria dos vereadores Valdenir de Sousa Francisco e Elcio Rodrigues de Souza, o projeto tem como objetivo principal proteger crianças e adolescentes do município ao vedar a nomeação ou contratação de pessoas condenadas por crimes sexuais para cargos públicos.

    Detalhes da Nova Legislação

    O Projeto de Lei visa impedir a nomeação, posse ou contratação para cargos, funções e empregos públicos, de provimento efetivo ou comissionado, na administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional do município. A vedação se aplica a pessoas condenadas por decisão judicial transitada em julgado pelos crimes previstos na lei, por um período de 12 (doze) anos contados a partir do cumprimento integral da pena.

    A medida é especialmente voltada para cargos que envolvam contato direto ou indireto com crianças e adolescentes, ou lotação em órgãos e unidades que prestem atendimento a esse público. Isso inclui locais como:

    • Escolas, creches e instituições de ensino.
    • Abrigos, casas de acolhimento e instituições de assistência social.
    • Unidades de saúde com atendimento pediátrico, como clínicas e hospitais infantis.
    • Programas e projetos municipais voltados à infância e adolescência.
    • Qualquer outro local ou serviço público em que haja atendimento ou contato com crianças e adolescentes.

    Crimes Abrangidos e Exigência de Certidão

    A vedação se aplica a crimes sexuais contra vulneráveis previstos no Código Penal, como Estupro de vulnerável e Corrupção de menores, além de crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como a produção, venda, distribuição, aquisição e posse de pornografia infantil. Outros crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes também são contemplados.

    Para o cumprimento da lei, será obrigatória a apresentação de certidão de antecedentes criminais no ato da posse ou contratação, emitida pela Polícia Federal e pelo Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul. Caso seja verificada a condenação por qualquer dos crimes, o candidato será impedido de assumir o cargo.

    A nova lei entrará em vigor na data de sua publicação.

    Próximos Passos

    Após a aprovação unânime pela Câmara, o projeto segue para a Prefeita Municipal, Rosária de Fátima Ivantes Lucca Andrade, para a sanção e consequente publicação como Lei Municipal. O projeto foi protocolado na Câmara no dia 18 de setembro de 2025, e sua inclusão na pauta de votação foi assinada pelo Presidente da Câmara, Jefferson Hespanhol Cavalcante, no dia 03 de outubro de 2025

    Mais Lidas