DestaqueNaviraíNotíciasPolicial

Vigilância Sanitária recebe 25 denúncias de maus-tratos a animais

Núcleo de Zoonoses e Controle de Animais também realizou 47 rondas em vias públicas do município

A Vigilância Sanitária Municipal (VISA) da Prefeitura de Naviraí, apresentou relatório das ações desenvolvidas nos meses de mais e junho pelo Núcleo de Zoonoses e Controle de Animais. No período, o órgão recebeu 25 denúncias de maus-tratos a animais, sendo contra 23 cães e 2 gatos.

 

“Atendemos todas as denúncias e, prontamente, verificamos cada uma no prazo de 24 horas. Em todos os casos tomamos as devidas precauções com orientações aos proprietários e, quando necessário, acionamos a Polícia Militar Ambiental (PMA)”, informa o médico veterinário, coordenador José Mário Fernandes (Vigilância Sanitária).

Governo de Naviraí prepara instalação do Abrigo Municipal de Animais. Espaço está sendo montado no recinto do Parque de Exposições Tatsuo Suekane. Imagem Ilustrativa

José Mário salienta que durante a checagem da denúncia é verificado se existe abandono, envenenamento, prisão constante em correntes ou cordas muito curtas, habitação em lugar anti-higiênico, prisão em espaços incompatíveis com o porte do animal ou local sem iluminação e ventilação. Também é averiguado se o animal sofreu algum tipo de mutilação ou foi utilizado em atividade que possa lhe causar lesões, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo, rinhas ou outros inconvenientes.

 

RONDAS E OCORRÊNCIAS

 

No mesmo período, o Núcleo de Vigilância em Saúde, Zoonoses e controle de Animais registrou 47 rondas em vias públicas, sendo que 18 delas envolveram animais na pista. “Ao depararmos com a presença de animais na via pública localizamos o proprietário e, imediatamente, solicitamos a remoção do animal. Caso o proprietário não seja encontrado ou recuse-se a acatar a orientação, o animal é apreendido e caso necessário, acionamos a Polícia Militar Ambiental. O proprietário do animal apreendido acaba penalizado de acordo com a legislação vigente”, afirma José Mário.

 

Fonte: Roney Minella

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar