Mundo Novo (MS) – A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Mundo Novo, realizada no dia 20 de outubro, foi marcada pela aprovação de um importante projeto de lei focado em habitação popular e por uma emocionante homenagem a estudantes e educadores que se destacaram em uma feira de ciências regional.
A pauta principal incluiu a votação do Projeto de Lei do Executivo nº 046/2025, aprovado por unanimidade. Conforme detalhado pelo Vereador Richardson, o projeto autoriza o município a realizar a doação de lotes para a construção de aproximadamente 90 unidades habitacionais através do programa federal Minha Casa Minha Vida, a serem localizadas no Parque das Araras 2.
Destaques para a Saúde e Educação
A sessão dedicou um momento especial ao Outubro Rosa, recebendo a Sra. Divanete Mariana Benetoli, Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mundo Novo. Em sua fala na Tribuna, Divanete destacou o trabalho voluntário da Rede, que assiste 42 pessoas cadastradas no município, e ressaltou o apoio que a entidade oferece aos pacientes, incluindo cestas básicas e medicamentos.
O ponto alto da noite foi a inversão da Ordem do Dia para a realização de uma Homenagem a alunos, professores e diretores que conquistaram prêmios na 10ª Feira de Ciências e Tecnologia (FECINAV) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Campus Naviraí.
Foram reconhecidas as equipes de diversas escolas, que apresentaram projetos nas áreas de ciências, tecnologia e sustentabilidade:
- Escola Estadual Professora Iolanda Ali: Vencedora na categoria Ciências Humanas. As alunas fizeram uma apresentação emocionante com a releitura do poema Me gritaram negra.
- Escola Estadual Marechal Rondom: Prêmiado na Categoria – Multidisciplinar
Projeto: Ecolixo: construção de uma lixeira com reciclagem de papel da Escola Estadual Marechal Rondon através da técnica de papel machê. - Escola Adventista: Vencedora na Categoria: Ciências Biológica e da Saúde/Ecologia
– Projeto: Do lixo à consciência. - Centro Educacional Mundo Novo Mickey: Teve quatro projetos premiados:
Projeto 01: Ecotijolos Inteligentes: Inovação Sustentável com Isopor e Plástico para Construções do Amanhã.
Projeto 02: Andador Inteligente com Arduino: Tecnologia Assistiva para a Mobilidade Segura de Idosos com Deficiência Visual.
Projeto 03: Raízes Digitais: Integração da Hidroponia com Arduino para uma Agricultura Sustentável e Automatizada.
Projeto 04: Do Sol para a Mesa: Forno Solar e o Caminho para um Consumo Consciente e Sustentável.
