Paulo Leminski é o primeiro autor a ser tema do projeto Leituras e Conversas, que a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras inicia, nesta quinta-feira, dia 13, e será realizado com entrada franca no auditório da instituição, às 19h30min. O público amante da literatura terá um novo programa todos os meses, de março a novembro, para se aproximar de um grande escritor da literatura regional, brasileira ou estrangeira. O projeto é coordenado, na Academia, pelas imortais Lenilde Ramos, Maria Adélia Menegazzo e Sylvia Cesco.
Nesse evento haverá a participação do professor e escrtor Daniel Abrão, estudioso de Leminski, que é mestre e doutor em Teoria da Literatura pela UNESP – IBILCE – São José do Rio Preto, e professor da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. A primeira ediçãol do Leituras e Conversas na ASL, segundo o presidente da Academia, Henrique de Medeiros, marca um novo ciclo de atividades incentivando, cada vez mais, a discussão literária em nosso Estado, desta vez dentro de uma proposta de espaço para os interessados em “clubes, reuniões de leitura”.
PAULO LEMINSKI

O estilo de Leminski é marcado pelo experimentalismo e pela influência do movimento concretista, com uma poesia é caracterizada pelo uso de trocadilhos, jogos de palavras e uma linguagem coloquial, que aproxima o leitor da sua obra. Leminski tinha uma habilidade única de conciliar profundidade e leveza, criando poemas que são, ao mesmo tempo, filosóficos e acessíveis.
A obra literária de Leminski é vasta e diversa, incluindo poesia, prosa, ensaios e traduções. Sua vida foi marcada por intensa produção artística e por uma personalidade inquieta. Participou de movimentos culturais importantes, sempre mantendo uma postura crítica e inovadora. Seu nome permanece como um símbolo de criatividade.
SERVIÇO

Dia 13 de março de 2025, às 19h30min
Auditório da ASL, Rua 14 de Julho, nº 4653 – Altos do São Francisco