domingo,
25/02/2024
Mais
    InícioNotíciasBrasil / MundoIDIOMA DO BRASIL, UMA NOVA PALAVRA

    IDIOMA DO BRASIL, UMA NOVA PALAVRA

    Nova palavra passa a fazer parte da Língua Portuguesa; veja qual

    A nova palavra está relacionada com o ato de acessar páginas da internet por meio de login e senha. Descubra o termo que se tornou oficial no português.

    Você sabia que, agora, temos uma nova palavra oficial na Língua Portuguesa? A decisão foi divulgada pela Academia Brasileira de Letras (ABL), levando em conta o critério de o termo passar a fazer uso corrente em nosso idioma. Ou seja, começamos a usar no dia a dia.

    A palavra oficialmente reconhecida diz muito sobre os tempos modernos e a maneira que enxergamos a tecnologia. Com o passar do tempo, tivemos que adotar verbos diferentes para expressar atitudes que tomamos na internet e que não eram comuns em décadas anteriores.

    Você confere mais detalhes sobre o assunto no decorrer da matéria. Aproveite a visita em nosso site e explore conteúdos que já publicamos. Temos de tudo um pouco justamente para te manter atualizado sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

    Concurseiros devem estar atentos a novidades que podem ser usadas em enunciados de questões e, consequentemente, virar até mesmo tema de redações de textos dissertativos. Inclusive, você sabia que temos uma seção exclusiva com simulados gratuitos para te ajudar nos estudos?

    É possível filtrar as questões com base na disciplina ou cargo específico – e sem pagar absolutamente nada para isso.

    Qual é a palavra que foi reconhecida como oficial no português?

    A nova palavra está relacionada com o ato de acessar páginas da internet por meio de login e senha. Então, sim, o termo que virou oficial é “logar”, segundo a Academia Brasileira de Letras. Conforme explicamos, um dos principais critérios adotados é a recorrência do uso.

    Afinal, o verbo logar e suas conjugações se tornaram comuns quando queremos obter acesso a algum site ou aplicativo que exige credenciais. A palavra se tornou o “novo normal” no vocabulário do cotidiano e, agora, foi reconhecida como palavra oficial da Língua Portuguesa.

    Origem, evolução e novo significado da palavra

    A palavra “logar” deriva do termo “log” que, por sua vez, tem origem no grego “logos”, significando “palavra” ou “discurso”. No contexto original, “log” referia-se a um pedaço de madeira usado para marcar algo, como um registro ou anotação.

    Com o tempo, o termo evoluiu e adquiriu novos significados, adaptando-se aos avanços tecnológicos. No advento da computação, “logar” encontrou uma nova conotação.

    Agora, não mais associado a troncos de madeira, o termo passou a representar o ato de entrar em um sistema ou plataforma online mediante a inserção de credenciais. Esta mudança de significado reflete não apenas a transformação da sociedade em direção a uma era digital.

    Hoje, quando alguém menciona “logar”, imediatamente pensamos em entrar em uma conta de e-mail, rede social ou qualquer plataforma online. O ato de “logar” tornou-se uma parte recorrente de nossas vidas cotidianas, proporcionando acesso ao universo online.

    Através desse simples gesto, nos conectamos a comunidades, informações e oportunidades globais.

     

    Mais Lidas