segunda-feira,
22/04/2024
Mais
    InícioDestaqueLiteratura Brasileira na França é tema de Chá Acadêmico da ASL

    Literatura Brasileira na França é tema de Chá Acadêmico da ASL

    A Literatura Brasileira na França é o tema da palestra do mês de maio da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras a ser realizada no próxima quinta-feira, dia 25, às 19h30min. A palestrante será a escritora douradense Mazé Torquato Chotil, radicada há 38 anos em Paris. A leitura das traduções e publicações de autores brasileiros pelos franceses e o movimento cultural provocado por essa literatura será abordado e posteriormente debatido com o público pela palestrante no evento.
    Mazé Chotil (que também é presidente da recém-criada União Europeia de Escritores de língua portuguesa – UEELP na França) está atualmente no Brasil para o lançamento de seu novo livro “Jornal de bordo: Brasil de 2021”. Após compromissos em eventos literários por Minas Gerais (Flipoços), Rio de Janeiro (Festival Parole et Merveilles) e São Paulo (Letras FFLCH-USP, Aliança Francesa e Casa das Rosas, entre outros), estará em Mato Grosso do Sul para conversas e encontros literários.
    Mazé Torquato Chotil é jornalista e escritora, nascida em Glória de Dourados-MS. Morou em Osasco-SP por mais de 10 anos e vive em Paris desde 1985, onde desenvolve atividades culturais. Doutora em ciências da informação e da comunicação (Paris VIII) e pós-doutora (EHESS), tem 12 livros publicados (cinco em francês): dentre esses, destacam-se “Nascentes vivas para os povos Guarani, Kaiowá e Terena”; “Na rota de traficantes de obras de arte”; “Maria D’Appparecida: negroluminosa voz”; “Lembranças do sítio” e “Lembranças da Vila”.
    O Chá Acadêmico do dia 25 também marcará a primeira apresentação do “Música Erudita e suas Fronteiras”, realizado em parceria pelas ASL e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul dentro do projeto “Movimento Concerto”. A ação foi anunciada este mês pela Academia e a UFMS, e une as duas instituições no estímulo e difusão aos estudos musicais em Mato Grosso do Sul.
    A abertura desta quinta-feira terá apresentação em violão solo de obras eruditas brasileiras do compositor Heitor Villa Lobos; o solista será Marcelo Fernandes, professor da UFMS, doutor em música pela USP e que já se apresentou em teatros e conservatórios na Suíça, França, Bélgica, Alemanha, Portugal, Espanha, Colômbia, Chile, Bolívia, Paraguai e Estados Unidos. As obras escolhidas de Villa Lobos serão introduzidas pelo choro “Sons de Carrilhões”, no qual tomará parte como convidado o violonista Luis Alberto Sayd.
    Realizados no auditório da ASL, na rua 14 de julho, 4653, os Chás Acadêmicos e as Rodas Acadêmicas de 2023 tem entrada franca e apresentações anuais de março a novembro sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês. A Academia Sul-mato-grossense de Letras – a mais alta e representativa entidade literária estadual –, no próximo mês de outubro, comemorará 52 anos de fundação.
    Chá Acadêmico da ASL
    “A Literatura Brasileira na França”
    Dia 25 de maio de 2023, às 19h30min
    Auditório da ASL, Rua 14 de Julho, nº 4653
    (Altos do São Francisco)
    Entrada franca, evento presencial

    Mais Lidas