quarta-feira,
15/01/2025
Mais
    InícioDestaqueAlerta de Crueldade - Em Eldorado Cães e gatos estão sendo envenenados

    Alerta de Crueldade – Em Eldorado Cães e gatos estão sendo envenenados

    A Polícia Civil instauro um inquérito para investigar o envenenamento de cães e gatos em Eldorado (MS). Ao menos oito animais foram encontrados mortos na cidade. A suspeita é de que os bichos posam ter consumido chumbinho. O inquérito foi instaurado com base em denúncias apresentadas pela proprietária de um dos animais.

    Segundo o delegado, Dr. Thiago de Lucena e silva .Ele acredita que outros cães e gatos possam ter sido envenenados, mas os casos não teriam sido registrados pelos tutores. “Tentamos localizar alguns tutores desses animais para que viessem à delegacia, constatamos que alguns dos animais mortos já foram enterrados mais conseguimos localizar um animal e mandamos para análise, em breve teremos o resultado.” Disse

    Nossa reportagem conversou com um veterinário, que nos disse que os sintomas de envenenamentos são inquietação, salivação, hemorragia, fezes com sangue, vomito e convulsão, esses sintomas podem ser a presença de veneno chamado popularmente como “chumbinho” no estômago do animal.

     

    Envenenar animais é crime
    O envenenamento de animais está previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605, de 13/02/98). O artigo 32 da lei diz que é considerado crime ambiental “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A pena prevista é detenção de três meses a um ano e multa.
    Ao encontrar um animal morto com suspeita de envenenamento, tire várias fotos em vários ângulos, para mostrar onde foram encontrados o animal e os restos do alimento suspeito de conter veneno.
    Leve tudo (o animal e o alimento) para um veterinário pois ele poderá encaminhá-lo a um órgão competente para fazer a necrópsia e emissão de um laudo oficial da causa da morte. Consiga testemunhas ou outros fatos relacionados ao envenenamento. Já de posse do laudo e com as fotos, vá a delegacia com as testemunhas munidas de RG e faça um BO (Boletim de Ocorrência).
    Fazer BO é melhor maneira de conseguir resolver o problema. Quanto mais BOs com o mesmo caso registrado na delegacia, fica mais fácil a polícia investigar e salvar os animais.

    Mais Lidas