terça-feira,
05/05/2026
Mais
    InícioNotíciasCidadesJAPORÃ vai ganhar uma nova arte: Oficina de Grafite será em frente...

    JAPORÃ vai ganhar uma nova arte: Oficina de Grafite será em frente a Escola Estadual

    -Parcerias da Secretaria de Educação e Cultura com a Itaipu Parquetec e Itaipu Binacional garantem a realização do projeto-

    (Roney Minella – Assessoria de Comunicação)

     

    No próximo dia 13 de maio Japorã sediará a 1ª Oficina de Grafite numa parceria que envolve a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a Itaipu Binacional e a Itaipu Parquetec, por meio do Núcleo de Cooperação Socioambiental.

     

    De acordo com o Departamento Municipal de Cultura, participarão do projeto professores e alunos acima de 16 anos. “A Oficina de Grafite será realizada na Escola Estadual Japorã. A ideia é retratar um pouco do nosso município, nossas paisagens e nossa cultura”, informa o diretor da pasta Leomar Rodrigues (Marão).

     

    “Promover a arte urbana, a cultura, com foco na conscientização ambiental através de cores e técnicas de grafite, é uma das formas de fomentar a Educação. Ao retratar em tela esta mensagem sobre o meio em que vivemos despertamos nas demais pessoas o olhar apurado que os artistas têm sobre nosso município”, observa a secretária de Educação e Cultura, Veridiana Barbosa da Silva.

     

    Os participantes das oficinas vão conhecer e testar equipamentos e materiais e, principalmente, aprender também as técnicas básicas da grafitagem, como linhas, preenchimentos, luz e sombra, detalhes e realismo. A grafitagem será realizada em uma das paredes de banheiros públicos situados no jardim, em frente a Escola Estadual Japorã.

     

    A Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec ao promoverem oficinas gratuitas de grafite artístico, focam o desenho em arte urbana, criatividade e técnicas de pintura. Essas ações, viabilizadas pelos Núcleos de Cooperação Socioambiental, visam a valorização da cultura e a expressão artística em comunidades da região e, sobretudo, reforçam o compromisso da Itaipu em unir educação, cultura e sustentabilidade, dentro das diretrizes do governo Federal.

    Desenho no estilo grafite pintado em uma das oficinas realizadas pela Itaipu Parquetec, por meio do Núcleo de Cooperação Socioambiental. © Divulgação

     

    “As oficinas de grafite são mais uma oportunidade de envolvimento dos jovens nas ações dos Núcleos de Cooperação Socioambiental, como meio de se promover e valorizar a arte e a cultura local”, justifica o diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri.

    Mais Lidas