quinta-feira,
16/05/2024
Mais
    InícioDestaqueSINAL ANALÓGICO DE TVs FOI DESLIGADO EM MUNDO NOVO

    SINAL ANALÓGICO DE TVs FOI DESLIGADO EM MUNDO NOVO

    Os dois principais canais de televisão do país desligaram o sinal analógico em vários municípios da região. Primeiro foi o SBT, na última semana. Nesta, a TV Morena desligou o sinal analógico da Globo, conforme decreto do governo federal que definiu o encerramento das atividades de sinal analógico para o último dia 15 de dezembro e para junho de 2025.
    Segundo Pedro Ferreira, da TV Morena, a emissora já desligou o sinal de 45 municípios. Destes, dez ainda não contam com o sinal da emissora no digital. Segundo o Ministério das Comunicações, se o município já tem instalado o sinal digital, o analógico deve ser desligado. Os que não tiveram a instalação, terão que enviar um pedido e o prazo final para o fim da transmissão analógica é 2025.
    O que ocorre em várias cidades é que o digital foi instalado, mas não na mesma proporção de oferta que havia no analógico. OU seja, em alguns municípios, a população passa a ficar sem o sinal do SBT ou Globo.
    Em Mundo Novo, os dois sinais estão disponíveis para a população. Os desfalques serão os sinais da Record, hoje só liberado no analógico, Educativa e Novo Tempo. Em contrapartida, alguns canais públicos estão liberados (TV Brasil 1 e 2), Canal Educação, Saúde, TV Câmara e TV Senado).
    Para ter acesso ao sinal digital, basta ter uma televisão com esta tecnologia (vendidas nos últimos dez anos) ou um conversor para as televisões antigas (o custo fica entre R$ 70,00 e R$ 130,00). A antena é a mesma da analógica, de preferência externa.
    Em setembro, mais de mil kits digitais foram entregues, em Mundo Novo, para os cadastrados no Cad Único que se inscreveram no prazo.
    Texto e fotos: Jandaia Caetano/Semcos

    Mais Lidas