DestaqueVariedades

Ensinamentos através de Parábolas – Linguagem cifrada para compreensão de poucas pessoas

O Mestre da Galileia, que também é conhecido como Jesus de Nazaré e que na verdade nasceu na pequena cidade de Belém, realizou milhares de milagres em Seu tempo, provando aos mortais que Ele veio ao mundo como o Messias Prometido e com a sublime missão de Redentor da Humanidade. Ele fez a Sua Grande Obra na Terra, advertindo a todos sobre a eminente destruição do Sistema de Coisas, começando pela destruição de três cidades – Cafarnaum, Corazim e Betsaida. Estas e tantas outras cidades de Israel já não existem mais, restando apenas as escavações arqueológicas.

Durante a intensa peregrinação de Jesus pela Galileia e por outras regiões, Jesus não cansava de ensinar ao povo, com simplicidade e com amor pelas almas famintas. Uma forma que Ele adotou foi transmitir a verdade através de parábolas Tudo indica que Ele falava por parábolas, não para simplificar, mas para ver até onde ia o interesse dos ouvintes. Pessoas indiferentes não teriam interesse em entender, e portanto, para elas as parábolas não trariam qualquer benefício. Ele mesmo expressou isso: “ Por isso lhes falo por parábolas; porque eles vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.” O ensinamento em parábolas também estava previsto em profecias. Veja Isaías: “Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis, porque o coração deste povo está endurecido. Ouviram de mau grado com seus ouvidos,  fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos.” Jesus finalizou: “Ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, para que Eu os cure.”

Muitos tentam entender e explicar o sentido das parábolas, assim como emitir opinião sobre as revelações de João no livro de apocalipse, mas se perdem totalmente. Só os sábios, cuja sabedoria vem do Espírito de Deus, poderão entender as mensagens profundas reveladas na parábolas de Jesus e também as profecias reveladoras de João na ilha de Patmos.

Quando Jesus se revela por meio de parábolas, Ele mostra que o evangelho é uma pequena semente que transforma o coração das pessoas, como num passe de mágica. Milhares de pessoas decidem fazer parte de organizações humanas, mas não conseguem ter um encontro pessoal com o Rei dos reis.

Talvez por isso mesmo, Jesus tenha comparado o Reino de Deus a um grão de mostarda. O Reino Divino não é fácil de entende, razão que pessoas consideradas inteligentes se perdem nas interpretações e até abraçam ídolos, afrontando a sabedoria do Pai Eterno.

Quando as pessoas passam a entender o propósito do evangelho salvífico e colocam em práticas a verdadeira filosofia divina, elas se tornam felizes, e por sua vez, querem repassar esse conhecimento para os outros, evangelizando e mostrando a quem interessar possa, o grande amor de Deus e o poder de Jesus para transformar vidas, preparando-as para a Eternidade.

 

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar