DestaqueVariedades

Profetas e Profecias –  O Messias foi Prometido desde os Primórdios

Os profetas eram homens de Deus, que falavam contra os erros do povo no passado e anunciava o reino de Deus. Eles falaram muito de um novo rei, que viria à Terra para reinar. Esse rei seria o Messias, o Salvador da Humanidade. Com exceção de Elias e Eliseu, os grandes profetas escreveram livros para a posteridade. Os maiores profetas da Bíblia Cristã, são Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel.  São chamados Profetas Maiores, em virtude de seus grandes livros. Os outros são chamados Profetas Menores. São em número de 12, e deixaram importantes registros nas Sagradas Escrituras.

A palavra “profeta” vem do grego “prophetes”, e significa “falar antes”, provavelmente devido à denominação antiga pela qual se chamava os profetas de “vidente”. Antigamente, em Israel, indo alguém consultar a Deus, dizia assim: Vinde, vamos ao vidente; porque ao profeta de hoje, outrora se chamava vidente.(I Samuel 9:9) ou seja, achava-se que o profeta saberia das coisas, receberia visões de Deus, por isto Saul queria achar Samuel, para saber de seu animal perdido. Os profetas são “a voz de Deus” para os homens, assim sendo, “os sacerdotes são a intermediação do homem para com Deus e os profetas são os porta-vozes das mensagens de Deus para o homem. Resumir as profecias, as predições do futuro é, no caso, reduzir ao mínimo a intenção das profecias de Deus. Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação, nas palavras do apóstolo Paulo. Fica claro que a intenção principal da profecia é a edificação dos crentes. Através dos antigos, Deus profetizava sobre vários acontecimentos, mas principalmente sobre a vinda do Messias, que é o ponto central das profecias do Antigo Testamento.

Profecias da Bíblia Cristã – As profecias escrita na Bíblia Cristã são a Palavra de Deus enviada ao povo, através do relato Fiel dos Profetas que escreveram pela Inspiração do Espírito de Deus. O apóstolo Pedro escreveu: “Pois a Profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens, santos da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.”

Por sua especial Providência, Deus cuidou que as profecias e escritos bíblicos fossem registrados sem falha até que fossem estabelecidos. O dom da Profecia dado pelo Espírito Santo é diferente das Profecias Bíblicas. O principal propósito da Profecia, revelada sob A Unção do Espírito Santo hoje, não é falar de eventos futuros, mas Edificar, Exortar e Consolar os crentes.

As Profecias – Só existe profecia vinda de Deus, pois só Deus tem o poder de saber o futuro e alterar as pessoas, porque só Deus é Onisciente (sabe tudo), só Deus é Todo- Poderoso (Pode tudo). Para saber se a profecia vem de Deus, primeiramente ela tem de ser confirmada com os textos sagrados. “Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva.” (Isaias 8:20), ou seja, seria prudente confirar se ela tem fundamento bíblico para ser dita. Se não for assim, a profecia é falsa. “O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Romanos 8:16).

O ser humano não pode profetizar, se Deus não falar com ele, mas pode fazer conjecturas, previsões, julgamentos, e análises. Os julgamentos e as previsões podem dar muito errado, e para isso Deus nos adverte a estar atento a tudo, sendo prudentes como a serpente. Para se evitar os falsos profetas, é recomendável muito espírito de oração e vigilância, na tentativa de provar se é de Deus ou talvez um espírito do engano. A mensagem que o falso profeta traz pode ser uma palavra bonita e bem rebuscada, quem sabe até ele possa ser um “filho de profeta” bem intencionado.

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar