DestaqueVariedades

Os Irmãos de José do Egito

Quando Jacó soube que no Egito havia trigo, disse a seus filhos: “Por que estão aí olhando uns para os outros?” Disse ainda: “Ouvi dizer que há trigo no Egito. Desçam até lá e comprem trigo para nós, para que possamos continuar vivos e não morramos de fome.”   Assim dez dos irmãos de José desceram ao Egito para comprar trigo. Jacó não deixou que Benjamim, irmão de José, fosse com eles, temendo que algum mal lhe acontecesse. Os filhos de Israel estavam entre outros que também foram comprar trigo, por causa da fome na terra de Canaã. José era o governador do Egito e era ele que vendia trigo a todo o povo da terra. Por isso, quando os irmãos de José chegaram, curvaram-se diante dele, rosto em terra.

O ciúme pode surgir numa família quando os pais dão preferência a um de seus filhos. A Bíblia fala de uma família que passou por uma situação muito difícil por causa do ciúme. Vamos ver que problema esse ciúme causou, e que lição podemos aprender do que aconteceu. José era o décimo primeiro filho de Jacó, e os meios-irmãos de José tinham ciúme dele. Você sabe por quê? — Porque o pai deles, Jacó, gostava mais de José. Por exemplo, Jacó mandou fazer para ele uma linda túnica listrada. Jacó amava mais José “porque era o filho da sua velhice” e o primeiro que teve com sua amada esposa Raquel.

Os irmãos ficam apavorados e tentam se defender. Eles afirmam que todos são filhos do mesmo homem. Eles revelam que um ficou em Canaã e o outro desapareceu. José sustenta o semblante fechado, apesar da forte emoção. Ele afirma que todos precisam provar o que dizem e dá sua sentença. José exige que o irmão mais novo seja trazido para o Egito. Benjamin diz a Jacó que irá até Hebrom em busca de alimentos. Mitri cochicha ao pé do ouvido de José e afirma que os homens parecem falar a verdade. O hebreu é firme e pede que seja chamado de Zafenate-Paneia, seu nome egípcio, na frente daqueles viajantes. José diz aos irmãos que um deles deve viajar e retornar com o caçula. Mais uma vez, eles tentam se explicar. José chama os guardas e exige que todos sejam presos.

Quando começou a fome, a família de José, que morava muitos quilômetros distante, precisou de alimentos. Jacó enviou os dez irmãos mais velhos de José ao Egito para conseguir comida. Eles chegaram a ficar diante de José, mas não o reconheceram. Sem revelar quem era, José testou seus irmãos, e ficou sabendo que eles estavam muito arrependidos por tê-lo tratado tão mal. Então, José lhes contou quem ele era. Todos se abraçaram e ficaram muito felizes!

o ciúme pode causar grandes problemas, até mesmo levando a pessoa a querer fazer o mal ao seu próprio irmão. É bom recordar o que as pessoas fizeram aos discípulos de Jesus por causa de ciúme.

José viveu 110 anos. Teve filhos, netos e bisnetos. Podemos ter certeza de que José sempre os ensinou a amar uns aos outros e a não deixar que o ciúme os dominasse.

 

 

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar