DestaqueVariedades

Os Irmãos Caim e Abel

Sempre se ouve dizer que “a inveja matou Caim”. Depois de matar seu irmão, Caiu partiu para a Terra de Node, que ficava a leste do Jardim do Éden. Ali, o assassino Caim começou a criar a sua família, fundando a primeira cidade. Nada mais se sabe sobre Node, e a sua localização continua sendo um mistério. Alguns pensam que Node é apenas um jogo de palavras, usado para identificar um homem condenado à peregrinação. Outros estudiosos traduzem a expressão “Terra de Node” como terra de peregrinação. Teria sido Caim apenas um peregrino em terra estranha?

A família de Adão e Eva, após o episódio do Jardim do Éden, teve alguns percalços que ainda não têm explicação convincente. Caim, Abel e Set eram filhos de Adão e Eva, sendo os únicos filhos chamados pelo nome. Porém, a Bíblia Cristã ressalta que Adão e Eva tiveram muitos outros filhos e filhas.  Daí, o tentador questionamento entre os mais curiosos e ignorantes: “Com quem Caim casou?” Esta é uma pergunta provocante nos meios religiosos e acadêmicos. Mas a resposta é muito vaga e não interessa a ninguém dar uma definição contundente sobre o assunto. Então, muitos desses filhos e filhas do primeiro casal casaram e tiveram seus próprios filhos. Todos sabemos que a “fila anda…”

Motivado pelo ciúme e excessiva inveja, Caim matou o seu irmão Abel durante um excesso de ira. Caim era um lavrador e possivelmente cultivava trigo na região. Abel criava animais, como os pastores têm feito por muitas gerações. Caim era o filho mais velho de Adão e Eva. Desde jovem, ele foi um lavrador de terra. Ele foi o primeiro homem a cometer assassinato, sendo condenado a uma vida de peregrinação. Em Node, cidade criada por ele, foi também ancestral dos primeiros músicos e trabalhadores com metal. Deus colocou nele um sinal, e provavelmente teria toda a sua descendência perecido nas águas do Dilúvio de Noé.

Abel era pastor de ovelhas e o segundo filho do casal Adão e Eva. A oferta de Abel foi aceita por Deus e rejeitada a de Caim, o que motivou a ira desse homem sanguinário, segundo o que está escrito nas Escrituras Cristãs. Nenhum descendente de Abel é mencionado na Bíblia Cristã, o que nos leva a crer que ele não teve nenhum. Sete, o terceiro filho do casal, teve sua linhagem salva do Grande Dilúvio. A sua árvore familiar teria sido preservada em Noé, continuando até Abraão e Davi. Centenas de anos mais tarde, a linhagem de Set atingiu o lar de Maria e José, que culminou no nascimento do Redentor e Mestre Maior, Jesus de Nazaré.

Então, fruto da primeira família da Terra, entre guerras e desavenças entre os povos, a humanidade toda está representada por um mestre de primeira grandeza: Jesus, o Messias prometido pelos profetas da antiga aliança. É nEle que reside em nossos corações toda a esperança de Vida Eterna, anunciada através dos séculos pelos homens de boa vontade.

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar