Naviraí foi fundada em abril de 1952 por Ariosto da Riva e emancipada em 1963. Foi a partir daí que começaram a chegar por avião e por barco os primeiros colonizadores e em 1955, com a construção da estrada que liga Naviraí a Dourados, começou a se desenvolver mais rápido. O Município de Naviraí faz divisa com o Estado do Paraná, e está localizado no Sudoeste de Mato Grosso do Sul, a 350 quilômetros de Campo Grande. Possui uma população estimada de 53 mil habitantes.
Sua economia está sustentada no setor produtivo, com um agronegócio forte: a Copasul, Frigorífico JBS e Usinas de Produção de Álcool. A ACEN – Associação Comercial e Empresarial de Naviraí possui 300 empresas associadas. O município se situa no lado leste da bacia do Rio Paraná, que pertence à Bacia do Rio da Prata. O Aquífero Guarani passa debaixo de Naviraí, sendo o município detentor do maior porcentual do Aquífero dentro do território brasileiro. É o sétimo município no Estado de Mato Grosso do Sul, mas já ocupou a sexta posição num passado recente.
Acessibilidade – Naviraí é em ponto estratégico, com acesso às principais regiões do País. A Rodovia BR-163, totalmente pavimentada, liga a cidade ao norte e ao sul do Brasil, e aos países do Mercosul. Outra importante rodovia é a BR-487, que dá acesso à cidade de Umuarama, ligando ao Porto de Paranaguá e a MS-141, que é o portão de entrada para o Estado de São Paulo, via Presidente Prudente.
Nos planejamentos atuais, a médio e longo prazo, estão sendo analisados os principais pontos sobre o seu futuro e será decisivo para a prefeitura definir suas ações para desenvolver o município. A cidade sofreu muito nos últimos anos, castigada pela corrupção e por desmandos administrativos, mas espera uma breve recuperação, caso o atual mandatário queira imprimir novos ritmos de desenvolvimento, como é a expectativa dos naviraienses.