sábado,
13/04/2024
Mais
    InícioDestaqueNaviraí comemora 54 anos de emancipação neste 11 de novembro

    Naviraí comemora 54 anos de emancipação neste 11 de novembro

    Naviraí foi fundada em abril de 1952 por Ariosto da Riva e emancipada em 1963. Foi a partir daí que começaram a chegar por avião e por barco os primeiros colonizadores e em 1955, com a construção da estrada que liga Naviraí a Dourados, começou a se desenvolver mais rápido. O Município de Naviraí faz divisa com o Estado do Paraná, e está localizado no Sudoeste de Mato Grosso do Sul, a 350 quilômetros de Campo Grande. Possui uma população estimada de 53 mil habitantes.

    Sua economia está sustentada no setor produtivo, com um agronegócio forte: a Copasul, Frigorífico JBS e Usinas de Produção de Álcool. A ACEN – Associação Comercial e Empresarial de Naviraí possui 300 empresas associadas. O município se situa no lado leste da bacia do Rio Paraná, que pertence à Bacia do Rio da Prata. O Aquífero Guarani passa debaixo de Naviraí, sendo o município detentor do maior porcentual do Aquífero dentro do território brasileiro. É o sétimo município no Estado de Mato Grosso do Sul, mas já ocupou a sexta posição num passado recente.

    Acessibilidade – Naviraí é em ponto estratégico, com acesso às principais regiões do País. A Rodovia BR-163, totalmente pavimentada, liga a cidade ao norte e ao sul do Brasil, e aos países do Mercosul. Outra importante rodovia é a BR-487, que dá acesso à cidade de Umuarama, ligando ao Porto de Paranaguá e a MS-141, que é o portão de entrada para o Estado de São Paulo, via Presidente Prudente.

    Nos planejamentos atuais, a médio e longo prazo, estão sendo analisados os principais pontos sobre o seu futuro e será decisivo para a prefeitura definir suas ações para desenvolver o município. A cidade sofreu muito nos últimos anos, castigada pela corrupção e por desmandos administrativos, mas espera uma breve recuperação, caso o atual mandatário queira imprimir novos ritmos de desenvolvimento, como é a expectativa dos naviraienses.

    Mais Lidas