DestaqueVariedades

O Filho do Homem em visita a Cesareia de Filipe no Decápolis

Jesus sempre falava de si mesmo como o Filho do Homem. Ele se apresentava como o Filho de Deus em forma humana, e não simplesmente se referindo a alguém descendente do homem. Ele era aponte entre Deus e o homem, Deus no céu e o homem na Terra. Jesus é Senhor de toda a humanidade, que deve se inclinar diante de Sua majestade, confessando que Ele é o Senhor dos senhores.

Saindo de Cafarnaum, Jesus estava visitando outras cidades, nas cercanias da nação israelita, e decidiu chegar às cidades de Decápolis, incluindo Cesareia de Filipe. Decápolis era formada por dez cidades, tendo sido influenciada pela cultura grega nos tempos de Alexandre, o Grande. Nos tempos de Jesus, Decápolis era próspera, com templos e anfiteatros, arte, literatura e jogos. Era um mundo gentio bem perto da Galileia.

A visita que Jesus realizou à Cesareia de Filipe aconteceu durante o verão. O treinamento dos discípulos havia sido feito na primavera, continuando até à Festa dos Tabernáculos, no outono. A visita a Decápolis, e consequentemente a Cesareia de Filipe, teria acontecido exatamente no período de treinamento dos discípulos.

Cesareia de Filipe – Após a morte de Herodes, o Grande – aquele que matou os bebês do sexo masculino em Belém, num esforço para atingir o menino Jesus -, seu filho Filipe foi nomeado tetrarca sobre o território, onde se localizava Cesareia de Filipe. Filipe deu à cidade o nome de Cesareia, em honra ao imperador César, acrescentando o nome Filipe, para distinguir  da cidade de Cesareia, na costa ocedental.  Cesareia de Filipe integrava a região conhecida como Decápolis. Decápole é uma palavra grega que significa “dez cidades”. O vocábulo desígna dez cidades onde predominava a cultura grega, localizadas a Leste do Jordão. Embora existam diferentes listas, normalmente essa é a lista das cidades que a constitía: Canata, Damasco, a capital da Síria, Dion, Escitópolis, em Israel, a única na Cisjordânia, Gadara,  Gerasa, atual Djerash), na Jordânia,  Hippos, Tabaqat Fahl, na Jordânia, Filadélfia, atual Aman, a capital da Jordânia, e Rafana.

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar