terça-feira,
23/07/2024
Mais
    InícioDestaqueA Conquista da Cidade de Ai – Um Ladrão em Israel

    A Conquista da Cidade de Ai – Um Ladrão em Israel

    Depois de Acã ter furtado essas coisas, Josué mandou alguns homens lutar contra a cidade de Ai. Mas eles foram derrotados. Alguns foram mortos e os demais fugiram. Josué ficou muito triste. Deitou-se com o rosto para o chão e orou: ‘Por que deixou que isso nos acontecesse?’ Deus respondeu: ‘Levante-se! Israel errou.

    a primeira vez, por causa da prevaricação de Acã que contaminou todo o Israel, eles não puderam derrotar Ai. Os espias disseram que bastavam uns 2000 para dar fim neles e Josué enviou 3000 e ao fim foram humilhados. Resolvida a questão, o Senhor garante a Josué a vitória sobre Ai e pede-lhe que vá contra eles que agora ele irá com eles e triunfarão.

    Primeiro, o Senhor lhe disse para não temer e não se espantar, isto é, cuidou de seu coração e mente que estavam preocupados e cheios de dúvidas. Em segundo lugar, pediu que ele enviasse todos os homens de guerra e ele obedeceu e agora não mandou nem 2000, nem 3000, mas 30000 homens de guerra obedecendo a Deus. Terceiro, mandou que investissem contra Ai e venceriam. Quarto, autorizou eles a tomarem dos despojos para si.

    Josué, então, se prepara e traça uma estratégia de guerra contra eles ao lhes preparar uma armadilha para os apanhar na sua arrogância, pois pensaram que seria como da primeira vez que colocaram os israelitas para correrem.

    Começaram a perseguir um flanco de José e deixaram para trás toda a cidade desguarnecida de proteção. Nenhum homem ficou para guardar ou de sentinela sobre a cidade, mas todos saíram em perseguição a Josué que se parecia aos olhos deles como fugitivos e feridos de guerra.

    O Senhor dos Exércitos estava na batalha com eles e os ajudou. Embora Josué comandasse o seu exército, foi do Senhor que houve o comando para a hora exata de Josué estender a sua lança para Ai.

    Ai fora destruída conforme tinham combinado e colocaram fogo na cidade e os perseguidores ao olharem para trás se surpreenderam e viram que tinham caído em uma armadilha e tentaram fugir, mas de todos os lados o inimigo vinha contra eles, inclusive Josué se voltou também contra eles e todos foram destruídos e mortos. Deus usou Israel para executar o seu juízo contra todos aqueles povos e foram todos mortos.

    O juízo veio sem misericórdia àquele povo pelas mãos dos israelitas, como poderia ter vindo por um furacão, ou terremoto ou qualquer outro povo ou evento. A vida pertence a Deus que nos dá e tira sem contudo ser injusto ou praticar maldade.

    Ai fora definitivamente derrotada, depois de Israel ter sido humilhado em virtude do erro de Acã. Eles estavam felizes pelo bom êxito e porque houvera o Senhor maravilhosamente com eles ajudando-os a vencerem a batalha.

    O monte Ebal ficava a poucos quilômetros ao norte de Siquém, onde aconteceu uma assembleia importante. Foi também ali que Abraão recebeu a promessa – “darei à tua descendência esta Terra”  Ele também escreveu em pedras – talvez as pedras toscas do próprio altar – uma cópia da lei de Moisés.

    Mais Lidas