domingo,
21/07/2024
Mais
    InícioNotíciasCidadesDia do Autista na Câmara de Vereadores

    Dia do Autista na Câmara de Vereadores

    Dia 2 de abril é uma data reservada para homenagear o autista. Foi assim pensando que no dia 4 de abril, os profissionais da Educação sob a coordenação da educadora Júnias Belmont Alves, prestaram significativa homenagem aos portadores do autismo em Mundo Novo, na sessão do Legislativo Municipal. O momento foi emocionante, com depoimentos e palavras de gratidão de pais que lidam com esse problema, entendendo ser isso uma missão a cumprir. Os autistas são considerados a comunidade dos Anjos Azuis e a homenagem teve a participação de pais, professores e colaboradores em geral.

    O que é “autismo”?

    Autismo é um Transtorno Invasivo do Desenvolvimento que se manifesta pela modificação na captação e organização sensorial dos 12 sentidos humanos (audição, visão, paladar, olfato, tato, sentido térmico, sentido orgânico, sentido sinestésico, sentido do equilíbrio, do pensamento, da fala e do eu) alterando o desenvolvimento das sete áreas do desenvolvimento infantil e humano (imitação, percepções, coordenação motora fina, coordenação motora global, integração viso motora, cognição e cognição verbal), na medida em que as desnivela inter e intra-áreas, o que por sua vez é observável pela modificação do comportamento, do relacionamento e da comunicação de quem o porta.

    O Transtorno Invasivo, assim como o próprio nome diz, invade, desorganiza e desestrutura o desenvolvimento, provocando em de 75% dos casos, deficiência mental concomitante. Os dados estatísticos atuais apontam para 1 (um) autista a cada 150 (cento e cinquenta) nascimentos.

     

    Mais Lidas