DestaqueVariedades

DORCELINA DE OLIVEIRA FOLADOR.

Dorcelina veio de família humilde e sempre exercia liderança nos meios estudantis, mas em Mundo Novo ela teve um papel fundamental entre a juventude católica e nos movimentos sociais, a exemplo do MST, onde atuava como repórter. Dorcelina era muito dedicada em tudo o que fazia. Escrevia muito bem, foi também comerciante e professora, além de ter dado a sua contribuição na Associação de Escritores de Mundo Novo, como secretária da Entidade Cultural. Exemplar mãe de família, herdou o nome Folador do marido César, e com ele viveu até a sua morte aos 36 anos de idade, na noite de 30 de outubro de 1999, na varanda de sua casa, no bairro Copagril. Com lutas e sacrifícios, a guerreira petista conquistou a prefeitura de Mundo Novo nas eleições do ano 1996, e a posse aconteceu a 1º de janeiro de 1997.Administrou com braço de ferro, destacando-se o radicalismo, que era a sua característica política.

Quando foi concorrer à prefeitura, buscou o apoio de Jusmar, que tinha escritório de despachante e era bem relacionado. Ela dizia que o PT tinha rejeição. O vice, Kleber, era um jovem advogado de família tradicional na cidade. Jusmar Martins, figura decisiva na campanha eleitoral dela e apoiador no início da administração, cuidou da arrecadação da campanha, indicou o vice- Kleber Corrêa de Souza, e após a eleição assumiu a pasta de Agricultura e Pecuária, ficando bem próximo de Dorcelina, até levando-a para eventos fora da cidade, uma vez que a prefeitura não tinha carro. A partir dessa amizade, surgiram desentendimentos, e de maneira inexplicável, a líder petista perdeu a vida, quando os mundonovenses viveram momentos de grande comoção. A filha Jéssica Winnye destaca o heroísmo da mãe como líder: “Minha mãe foi uma guerreira que todos adoravam.”

Foi emocionante a trajetória política de Dorcelina de Oliveira Folador, até que os tiros naquela noite fatídica apagaram a luz que brilhava em favor dos menos favorecidos pela sorte. Realmente, ela foi uma mulher guerreira, e com a sua partida, ficou um vazio impreenchível na história do PT em Mundo Novo.

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar