terça-feira,
21/05/2024
Mais
    InícioNotíciasCidadesO Dia quando tudo começou

    O Dia quando tudo começou

    Mundo Novo se tornou município no dia 13 de maio de 1976, mas bem antes desta data os desbravadores adentraram as nossas matas, abrindo picadas e construindo as primeiras moradias. Isso aconteceu no ano de 1953, quando a Família de João Germini Filho aportou na nova Terra, exatamente a 18 de julho. O lugar era ainda desabitado e toda a gleba pertencia ao fazendeiro Adjalmo Saldanha, de Ponta Porã.

    Como acontece em todas as comunidades, o núcleo com poucas pessoas possuía um nome indígena, e assim, ficou conhecida nos primeiros tempos como Tapuí-Porã. As primeiras lavouras foram formadas pela família pioneira, que tem descendentes até os dias atuais.

    João Germini Filho chegou em Mundo Novo com a família no dia 18 de julho de 1953, oriundo da cidade paulista de São João da Boa Vista. Com a esposa Santina Gregório Germini teve 12 filhos: João, Elias, Dirce, Salma, Izabel, *Iza, Daniel, *Dalva, Délia, *José Augusto, Isaías e Neuza. Nove destes filhos ainda estão vivos, sendo que a filha Izabel Gregório é a única residente em Mundo Novo. João Germini Filho e a esposa Santina faleceram na cidade de Pimenta Bueno. Ele tinha 88 anos de idade e ela tinha 72 anos.

    Em Mundo Novo, onde a família viveu até a década de 1990, o pioneiro foi agricultor, sendo proprietário do sítio Primavera, que ficava localizado na região conhecida como Cachimbo. Daniel Gregório Germini, o 7º filho do casal de pioneiros, foi a primeira
    criança a nascer em Mundo Novo no dia 28 de março de 1954.

    O marco inicial foi a chegada da Família Germini. A partir de então, o lugar começou a se desenvolver com a chegada de novos habitantes, que vinham com coragem e determinação. Muitos episódios ocorreram ao longo da fascinante História de Mundo Novo.

     

    Mais Lidas