DestaquePolítica

LIBERDADE DE EXPRESSÃO E FALTA DE RESPEITO

DOUTOR CORONEL PREFEITO – (Antiga crônica de Dias Gomes se transformou num dos melhores seriados da TV: o Bem Amado. Odorico Paraguaçu era o doutor coronel prefeito. A frase mais conhecida da época: Vamos deixar os entretantos e partirmos para os finalmentes).

O prefeito perdeu o juízo. Num ato de insanidade, completamente descompensado e sem medir consequência, o mandatário maior do município vai ao encontro de seu desafeto, o radialista Valdomiro Sobrinho, com o fim de desabafar. Caetano Jandaia, chegando da rua, um tanto assustado diante da atitude precipitada de Hucra, saiu em defesa do pai, que apresentava o seu tradicional programa das manhãs de sábado. Não é a primeira vez que o petista perde o equilíbrio, ameaçando as pessoas de bem da Admirável Mundo Novo.

Ao perder o poder da governabilidade, o homem público perde também o respeito da comunidade como um todo. É isso que vem acontecendo entre nós, quando o gestor erra o alvo e parte para a ignorância. Muitos mundonovenses têm sido afrontados, de uma maneira ou de outra, em nome de uma política retrógrada que ninguém mais aprova, nem mesmo os seus aliados. Com raras exceções, todos concordam que violência gera violência, e assim, as tais atitudes impensadas nada vão construir.

Ao fazer abordagem dessa natureza contra cidadãos da mesma comuna, o homem revestido de autoridade precisa ter consciência de que a desordem não é o melhor caminho. O terror não é aconselhável em nenhuma situação, principalmente nos tempos modernos em que vive a humanidade. Só o amor constrói, e foi assim pensando que grandes democracias foram construídas em todo o mundo por homens de mãos limpas e de coração puro. A paz é necessária, quando alguns ainda imaginam que a guerra resolve os conflitos.

O episódio de sábado, 13 fevereiro de 2016, marca mais uma leviandade de quem está aí para dar um bom exemplo aos mais jovens. Se o problema é mesmo psíquico-emocional, a família deve agir e procurar um profissional da área para o devido tratamento. O que não pode é um homem, que ocupa um cargo executivo andar por aí aterrorizando as pessoas, como já aconteceu várias vezes nos últimos tempos. Se alguma providência for tomada para o caso, tragédia pode ser evitada. É bom deixar claro, independentemente de coloração partidária, que existem dezenas de homens e mulheres, que embora permaneçam calados, não escondem a mágoa pela forma como são tratados no dia a dia.

O que mais assusta em muitos políticos é o desapego pela verdade e a falta de respeito pelas pessoas. Aqui está um fato bem evidente que merece o repúdio de toda a sociedade que não quer que cresçam a desavença e a desordem entre os bons.

Concluindo, seria oportuno citar um dos maiores pensadores do século XX, Mahatma Gandhi: “A não-violência e a covardia não combinam. Posso imaginar um homem armado até os dentes que no fundo é um covarde. A posse de armas insinua um elemento de medo, se não mesmo de covardia. Mas a verdadeira não-violência é uma impossibilidade sem a posse de um destemor inflexível.”

 

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar