Entre novembro do ano de 2014 e janeiro deste ano, meses de festas em comemoração de Natal e virada de ano, cuja movimentação de pessoas, especialmente em comércios, é mais intensa, 4.173 crimes de furto ocorreram em Campo Grande. O número representa média de 45 casos por dia, conforme dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do Sul.
Na avaliação policial, em pelo menos 70% dos crimes, vítimas favoreceram às ações criminosas, descuidando de seus pertences, por exemplo. A estatística também revela que neste mesmo período ocorreram 1.625 assaltos na cidade.
Visando a redução destes índices, o Conselho Comunitário de Segurança da área central da Capital lançou, no começo desta semana, campanha denominada como “Cidade Segura”. Entre as ações a serem desenvolvidas, está a distribuição de panfletos com orientações de como pessoas podem evitar fazer parte destas negativas estatísticas.
De acordo com o presidente do conselho, Adelaido Vila, a ideia é mostrar métodos de prevenção contra o crime. “A campanha visa despertar e criar uma cultura de prevenção diminuindo o número de vítimas. A distribuição desses panfletos será feita nas principais ruas do Centro, na próxima semana”, pontuou.