DestaqueEldoradoNotíciasPolicial

Traficante de animais é surpreendido quando retirava filhotes de papagaios dos ninhos

A PMA (Polícia Militar Ambiental) surpreendeu traficante de animais no momento em que ele retirava filhotes de papagaios dos ninhos em área de reserva de fazenda durante a operação Bocaiúva, em Eldorado, cidade a 442 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com a polícia, durante fiscalização relativa à operação Bocaiúva, as equipes da PMA monitoram os ninho. Ainda segundo a polícia, ao conhecer a forma de agir dos traficantes, principalmente de aliciamento de assentados, funcionários de fazendas, entre outros, para fazerem a retiradas dos filhotes dos ninhos e depois comprarem. Vários ninhos estão sendo monitorados e toda a região de tráfico está com equipes em trabalhos preventivos de bloqueios e nas propriedades e assentamentos rurais, espacialmente, nas proximidades das áreas de reserva florestais.

Durante a tarde desta segunda-feira (12), uma equipe da PMA de Mundo Novo que estava em uma propriedade rural em Eldorado, orientando às pessoas sobre os problemas relativos ao tráfico e fazendo monitoramento de ninhos nas áreas de florestas da fazenda que continham ninhos, avistaram um elemento saindo da reserva com uma caixa de papelão. Ao avistar a viatura, ele adentrou à mata, abandonando a caixa.

Os policiais deslocaram-se até a caixa e encontraram quatro filhotes de papagaio-verdadeiro, que o infrator havia retirado de ninhos na reserva. Apesar de diligências na região, a equipe não localizou o traficante, devido à enorme dimensão da área florestada. De qualquer forma, o traficante não obteve êxito em retirar grande quantidade de filhotes, indicando a importância deste tipo de operação preventiva, pois, se não fosse a fiscalização, o infrator poderia retirar dezenas de filhotes para serem traficados.

Os filhotes foram apreendidos e foram encaminhados para a fazenda Green Farm CO2 Free, localizada no município de Itaquiraí, a qual possui um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), com estrutura adequada para recebimento e atendimento médico veterinário de animais silvestres e que também presta ajuda à PMA, com os animais resgatados.

Os filhotes serão acompanhados por médico veterinário na fazenda e ficará em ambiente apropriado à disposição dos técnicos do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), de Campo Grande. O CRAS estadual decidirá sobre remoção à Capital ou reabilitação na própria fazenda até à soltura.

 

Fonte: Midiamax

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar