O plano de vacinar toda a população adulta de Mato Grosso do Sul em apenas cinco dias com vacinas da Janssen não poderá mais ser realizado. Isso pois o lote com 3 milhões de doses do imunizante já foi dividido entre os Estados do Brasil e MS deverá receber doses suficientes para vacinas apenas 31 mil pessoas.
O deputado estadual Paulo Corrêa confirmou a informação durante a sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul desta quinta-feira (10), o Ministério da Saúde também reiterou que as doses serão divididas entre todos os Estados do país e não serão enviadas apenas para Mato Grosso do Sul.
Os 24 deputados estaduais haviam solicitado, por ofício, as doses para Mato Grosso do Sul na quarta-feira (9). O plano seria vacinar toda a população de MS em apenas cinco dias, o ofício foi enviado pelo Cosems-MS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul).
A justificativa era de que essa 1ª remessa que virá ao Brasil deve ser aplicada até 27 de junho e Mato Grosso do Sul é o 1º estado do país em vacinação, tanto da 1ª quanto da 2ª dose. Além disso, o documento relatava a situação crítica que MS vive, com falta de leitos e aumento exponencial de casos desde janeiro.
Fonte: Midiamax