terça-feira,
23/07/2024
Mais
    InícioNotíciasPara evitar praga, produtores podem ser proibidos de plantar soja sobre soja

    Para evitar praga, produtores podem ser proibidos de plantar soja sobre soja

    Agricultores de Mato Grosso do Sul poderão ser proibidos de plantar soja em cima de soja. A proposta é de grupo de agricultores que reclamaram, junto à Famasul, Aprosoja e Fundação MS, da proliferação da praga ferrugem asiática proveniente da plantação reincidente. Deputados apreciaram a matéria em primeira votação hoje (05).

    Líder do partido do Governo na Assembleia Legislativa e autor do projeto, Beto Pereira (PSDB), explicou que a proposta não diz respeito ao vazio sanitário, que já está vigente em 11 estados da federação mais Distrito Federal. “Essa proposta é nova. A lei proíbe que agricultores plantem soja em cima de soja, eles deverão plantar outra cultivar”, disse Beto.
    ENTENDA
    O vazio sanitário já é estabelecido por lei. Agricultores não podem plantar cultura no período de 15 de junho a 15 de setembro.

    Com a nova proposta, agricultores não poderão plantar soja sobre soja. “Eles costumam plantar soja em setembro e outubro. Em janeiro, a terra está liberada para plantarem novamente, porém, não poderão plantar soja, deverão plantar outra cultura, milho, algodão, entre outras”, explicou Beto.
    O objetivo da proposta é diminuir a proliferação da praga. “A ferrugem se prolifera na soja”, finalizou o tucano.

     

    CorreiodoEstado

    Mais Lidas