DestaquePolicial

Avião apreendido é vistoriado em MS e polícia acha novas irregularidades

Pneus foram trocados, bancos foram retirados e hélice foi instalada. Aeronave é uma das 46 que tiveram uso suspenso após operação Ícaro.

A Polícia Civil vistoriou um avião apreendido durante a operação Ícaro, que pode ter desvendado comércio paralelo de peças e manutenção de aeronaves, e encontrou novas irregularidades, nesta segunda-feira (8), em Campo Grande.

Quando a delegada Ana Claudia Medina, titular da Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deco), chegou perto da aeronave, a surpresa: os pneus foram trocados, os bancos da frente não estavam onde deveriam e uma hélice foi instalada. Tudo sem autorização.

“Isso configura uma ação criminosa. É um objeto apreendido, onde foi constatada a forma que foi deixado. Existe um depositário dessa aeronave, que tem que observar todos os mandamentos legais, dentre eles de não se alterar qualquer tipo de situação do objeto apreendido”, destacou a delegada.

Os peritos colocaram uma trava na hélice para impedir o funcionamento da aeronave. O diretor de apoio operacional da Coordenadoria-Geral de Perícias, Domingos Savio Ribas, fez uma análise prévia na hélice e constatou irregularidades. “Parece que tem algum reaproveitamento nas hélices, mas isso só após a retirada delas e a desmontagem a gente poder falar.”

A aeronave vistoriada é uma das 46 de seis estados que tiveram o uso suspenso pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) depois que a operação foi deflagrada em outubro de 2015. Isso significa que o avião não poderia sair do lugar ou ter peça retirada.

A operação, que ainda está em andamento, apura um esquema de venda de peças clandestinas. Muitas eram recuperadas de acidentes aéreos.

O dono do avião, Gilmar Ferreira, disse que colocou a hélice apenas para girar o motor, que os bancos foram mexidos para manutenção e que trocou os pneus por uma questão estética. Ele disse que espera a liberação da aeronave nos próximos dias.

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar