CidadesDestaque

Rua Voluntários da Pátria 

Umas das ruas de Mundo Novo, localizada na área central da cidade, é a Voluntários da Pátria. Ela começa na avenida Brasil e termina na avenida Salvador, e tem quase um quilômetro de extensão, percorrendo seis quadras. A histórica rua fica entre as avenidas Campo Grande e Juscelino Kubitschek, reunindo nela importantes empresas e casas residenciais.

O nome Voluntários da Pátria é uma justa homenagem aos pracinhas brasileiros na Segunda Guerra Mundial, configurando em praticamente todas as grandes, médias e pequenas cidades brasileiras, para lembrar o feito de nossos ex-combatentes.  Em Mundo Novo, o nome foi dado à rua no ano de 1977 pelos primeiros vereadores do Município,
mas o logradouro já existia desde os idos de 1968, um pouco diferente do que é
hoje, porque a região ainda não era habitada plenamente.

Bem no começo da rua Voluntários da Pátria ficam a Farmácia São Paulo à margem esquerda e a loja Trajetória à direita. A movimentação é grande na primeira quadra da rua durante o período comercial devido ao fluxo de pessoas que procuram a Casa Lotérica nas proximidades, bem como o Posto do Bradesco e o Banco do Brasil, instalados nas imediações.

Dentre as empresas que funcionam ao longo da tradicional rua Voluntários da Pátria, podem ser enumeradas: além das já citadas, Lanchote Esfihas, Loja Samine, Global Adesivos, Douramatos, Hot Dog, Top Cell Multimarcas, D´Pablos Presentes, carga e descarga de Móveis Gazin, Cantinho do Espeto, Lunarplan, Lan House, Escritório Universal, Escritório Bandeirantes, Financiamentos do Azulão, LB Laboratório, Jaime Polimentos, Morena Rosa Faschin, Essence Curso de Estética, Vanessa Malhas, Nova Vitória, Clínica de Olhos, Móveis Usados, Mecânica Alfacar, Autoescola Cometa e outras. Também ficam nesta rua o site Clic New e a sede do Jornal Tribuna do Povo.  A Associação Comercial e Industrial, que tem sede própria construída nos tempos de Said Rafeh, localiza-se na quadra número 6 da rua em foco.

A única praça de Mundo Novo, denominada Oscar Zandavalli, está localizada na rua Voluntários da Pátria, entre as escolas estaduais Iolanda Ally e Castelo Branco, sendo que nesta praça acontece a Festa das Nações todos os anos para comemorar o aniversário do Município. Existem em seu percurso muitos terrenos baldios, sendo o principal o que tem um velho casarão, onde no passado funcionava uma cerealista que pertenceu a Mané Coça-Coça. A Biblioteca Municipal, a Casa do Artesão e o Museu Tapuí-Porã estão localizados na rua Voluntários da Pátria e recebem visitas constantemente de turistas, estudantes e moradores, para pesquisas sobre a história da cidade. Uma importante reserva nativa está localizada na segunda quadra, à margem esquerda da rua, estando em seu interior a residência do médico José Carlos da Silva, que foi prefeito de Mundo Novo em dois mandatos populares. Nesta rua existe o Templo Central da Assembleia de Deus, cuja história remonta ao ano de 1957.

Através de um projeto aprovado no Legislativo a denominação da rua foi mudada para Gercino Alves da Rocha. Os moradores se manifestaram em abaixo-assinado, e assim, os vereadores voltaram atrás, mantendo o nome inicial de rua Voluntários da Pátria.

 

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar