DestaqueVariedades

A economia vai mal na Venezuela de Maduro

A Venezuela tem o preço mais baixo da gasolina em todo o mundo, chegando o litro a custar em média 0,2 de dólares. Os dados são atualizados conforme a taxa de câmbio corrente e os preços internacionais da gasolina. Com base nessas avaliações, o preço da gasolina é de 0,02 (US Dólar). Para comparar, o preço médio da gasolina no mundo é de 0,97 US Dólar. Os preços praticados noutros países podem ser conhecidos, numa lista com os dados oficiais.

A gasolina mais cara está em Hong Kong, custando em média US 1,79 o litro. No Brasil, cada litro de gasolina está sendo comercializado a US 0,95, mas em alguns lugares como no arquipélago de Fernando de Noronha, o custo por litro chega a 5 reais. Nos Estados Unidos, o combustível custa em média 0,53 o litro, bem como na maioria dos países da Europa e da África.

O problema da Venezuela é que 95% da receita com exportação estão concentrados em petróleo. O custo do barril caiu mais de 60% desde junho de 2014, e aí a conta é simples: se a economia venezuelana depende de apenas uma fonte de receita, e a matéria-prima que gera este dinheiro sofre desvalorização enorme, o faturamento despenca.

Talvez por este motivo, a economia da Venezuela é também a mais retrógrada do planeta, onde ainda prevalece o racionamento de preços, coisa de países subdesenvolvidos. Fica provado com isso que o comunismo ou socialismo não é um bom regime porque o povo passa a viver no atraso. Os brasileiros precisam acordar para evitar que o nosso Páís não atinja o nível de uma Cuba ou Venezuela.

 

 

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar