DestaqueVariedades

O Alinhamento dos Planetas

Desde agora e pelo menos até meados de fevereiro, todos podem assistir um espetáculo, o alinhamento único dos planetas Mercúrio, Vênus, Saturno, Marte e Júpiter: um “desfile de moda” que vai explodir a mente emocionante do ser humano. O alinhamento planetário está em linhas retas e já começou, mas devido à proximidade de Mercúrio com o Sol, até agora tinha sido difícil para observar os cinco planetas em seu auge. O melhor momento é apenas antes do amanhecer, quando Mercúrio ainda estará visível. Os cinco se formara uma diagonal no céu.

A partir do horizonte, o primeiro planeta que vai se reunir com os olhos humanos para baixo é Mercúrio, e desenhar uma linha inclinada para cima, para a direita. Todos verão Vênus em ordem e Saturno, Marte e Júpiter em seguida. Durante duas semanas os cinco planetas serão visíveis a olho nu e vão criar um espetáculo a não perder no quadrante sudeste do céu, indo como a oeste. A última vez que houve esse alinhamento de planetas remonta a 2005, e isso mostra a raridade do fenômeno. Na época, especialistas e renomados exegetas falaram sobre o assunto com muita ênfase, mas trata-se apenas de um fenômeno da Natureza.

Nos próximos dias, como já foi possível no passado, ainda que de menor proporção Saturno, Júpiter, Marte, Vênus e Mercúrio serão alinhados e claramente visível no horizonte. Bela iniciativa da Media INAF, Instituto Nacional de Astrofísica, que lançou um concurso chamado #Givemefiveplanets com todas as dicas para a melhor forma de fotografar os cinco planetas.

O melhor momento para vê-los é no amanhecer e por uma hora de tempo todos os que quiserem poderão apreciar o show. A Lua vai fazer a sua parte, se aproximando cada noite, de vez em quando, para cada um dos cinco planetas. Ninguém vai precisar de um telescópio porque todos os planetas serão visíveis a olho nu, mas é recomendado o uso de binóculos para ver mais claramente. O alinhamento dos planetas que teve início, representa é um show para todos.

 

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar