A SES (Secretaria de Estado de Saúde) de Mato Grosso do Sul vai destinar R$ 4 milhões em recursos para municípios do Estado investirem em ações contra o aumento de casos de síndromes respiratórias agudas como influenza e covid, bem como a atual epidemia de dengue, que já tem mais casos registrados em 5 meses de 2023 que o total somado dos últimos dois anos.
Conforme publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) desta sexta-feira (23), o valor será dividido entre os 79 municípios.
A publicação afirma que trata-se apenas de auxílio para reforçar ações como compra de medicamentos, custeio no pagamento de plantões às equipes de saúde e mobilizações de combate ao mosquito Aedes Aegipty, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Em uma semana, o número de casos confirmados de dengue subiu de 30.821 para 32.155 em Mato Grosso do Sul. O número de pessoas contaminadas é maior que o total registrado nos últimos dois anos. Em 2022, foram contabilizados 21.328 casos confirmados. Já no ano anterior, 2021, o Estado registrou 8.027 casos.
Os municípios devem prestar contas das ações realizadas com o valor e as ações devem ser executadas até o fim de agosto.
Confira abaixo tabela com o valor que será destinado para cada município: