sábado,
07/12/2024
Mais
    InícioDestaqueGoverno de Mundo Novo aguarda encontro da Assomasul com Governo do Estado...

    Governo de Mundo Novo aguarda encontro da Assomasul com Governo do Estado para tentar reverter decreto que fecha comércio de amanha (26) até o dia 04

    O prefeito de Mundo Novo, Valdomiro Sobrinho, se reuniu na manhã desta quinta-feira (25) com a vice-prefeita, vereadores, secretários municipais e assessorias jurídicas (Executivo e Legislativo) para avaliar o novo decreto estadual que determina o fechamento do comércio a partir desta sexta-feira (26) até o dia 04 de abril.

    Em conversa com o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul), Valdir Júnior, o mesmo informou que a entidade está tentando uma reunião no período da tarde com o Governo do Estado para uma possível revisão do decreto 15.638, publicado ontem (quarta-feira).

    A avaliação do prefeito Valdomiro e de vários outros prefeitos é que a situação dos municípios que não estão com a bandeira cinza (extremo grau) não deve ser equiparada a quem está com as demais bandeiras.

    O Boletim Prosseguir, do Governo do Estado, lançado nesta quarta (24) aponta quatro municípios com a bandeira cinza: Campo Grande, Costa Rica, Bela Vista e Aral Moreira. Quarenta e oito estão com a bandeira vermelha (alto grau), incluindo Mundo Novo. Vinte e quatro estão na cor laranja (médio grau) e três na amarela (tolerável). Nenhum está na verde (baixo grau).

    Além do decreto estadual, o Ministério Público Estadual aponta para a obediência do decreto, que aponta no seu artigo 9º: “O disposto neste Decreto não impede que os municípios adotem medidas restritivas mais rígidas, de acordo com a situação epidemiológica verificada e as particularidades locais”.

    Desta feita o prefeito aguarda a reunião da Assomasul, pois o decreto estadual aponta que os municípios não podem tomar medidas mais brandas, apenas mais rígidas.

    “Pessoalmente não concordo com fechamento do comércio, mas seguindo recomendação da Assomasul estamos esperando a reunião da entidade com o Estado”, resumiu o prefeito Valdomiro.

     

    Fonte: Jandaia Caetano, SEMCOS – Mundo Novo

    Mais Lidas