Um novo decreto com medidas temporárias de combate a Covida-19 foi publicado ontem, quarta-feira (03) pela Prefeita de Naviraí Rhaiza Matos.
A decisão que inclui a decretação de estado de calamidade pública e emergência revoga o decreto anterior de fevereiro de 2021 e traz determinações mais duras para cumprimento por toda a população.
O decreto proíbe a realização de eventos públicos ou particulares de qualquer natureza, interdependente da quantidade de pessoas.
O Comercio e prestação de serviço, com exceção das farmácias, supermercados, mercados e postos de combustíveis, só poderá funcionar de segunda a sexta, entre 5 da manhã e 20 horas.
Restaurantes e demais atendimento poderão atender apenas por delivery, até ás 22 horas. Das 20h01 de sexta-feira até ás 5h00 de segunda-feira durante vigência do decreto fica estabelecido o confinamento domiciliar obrigatório em todo o território do município, ficando proibida a circulação de pessoas nas ruas, exceto quando necessário acesso aos serviços essenciais, como a compra de remédios e alimentos ou acesso a órgãos de segurança pública.
O decreto ainda institui em caráter emergencial e temporário o modelo de trabalho remoto nas repartições públicas municipais e proíbe visitas hospitalares e a presença de acompanhantes no hospital da cidade. Outra medida é a volta das barreiras sanitárias, nos acessos ao perímetro urbano da cidade.
Nas três últimas semanas a cidade vem observando uma explosão de novos casos (71 nas últimas 24 horas). Entre segunda-feira e terça-feira desse semana, foram detectados 200 novos casos no município, além do Hospital Municipal estar com superlotação.
Fonte: Jornal do Conesul