quinta-feira,
16/01/2025
Mais
    InícioDestaqueTCE investiga governo de São Paulo por compra de respiradores

    TCE investiga governo de São Paulo por compra de respiradores

    O Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou a abertura de uma investigação sobre irregularidades por parte do governo do estado de São Paulo na compra sem licitação de 3 mil respiradores da China no valor de R$ 550 milhões para o tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.

    Na semana passada, o governo estadual comprou os aparelhos por US$ 100 milhões para equipar as novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). O primeiro lote, com 500 unidades, deverá chegar nesta quinta-feira (07).

    O pedido de investigação partiu do presidente do TCE, Edgard Camargo Rodrigues, após denúncia apresentada pelo senador Major Olímpio (PSL-SP), que acusou um preço acima do normal no mercado.

    O major também fez uma denúncia ao Ministério Público de Contas (MPC), e o Procurador-Geral Thiago Pinheiro Lima informou que o órgão irá apurar os termos da compra.

    Em nota, o vice-governador, Rodrigo Garcia, afirmou que o produto chinês foi escolhido devido ao curto prazo de entrega, já que o momento é de priorizar a rapidez para salvar vidas, conforme o decreto estadual de calamidade pública em São Paulo.

    Mais Lidas