domingo,
14/04/2024
Mais
    InícioDestaqueMundo Novo é beneficiada com apoio da ITAIPU com centro para...

    Mundo Novo é beneficiada com apoio da ITAIPU com centro para capacitação de catadores de resíduos

    Um convênio firmado entre a Itaipu Binacional e alguns municípios paranaenses, e Mundo Novo-MS, vai permitir a criação de um centro para a capacitação técnica de catadores de 54 cidades – as 52 integrantes da Associação dos Municípios do Oeste Paranaense (Amop) e, ainda, Altônia (PR) e Mundo Novo (MS). O repasse de R$ 640 mil tem como objetivo permitir que as iniciativas de sucesso de Santa Terezinha de Itaipu em relação à gestão compartilhada de resíduos sejam ampliadas e replicadas em outras cidades.

    A assinatura aconteceu na tarde desta sexta-feira (8), durante a inauguração da ampliação e requalificação da sede do Centro de Triagem de Materiais Recicláveis da Acaresti de Santa Terezinha, no Paraná, considerado hoje um dos mais modernos do país.

    O valor repassado pelo convênio com a Itaipu também será utilizado na criação de um espaço para visitantes e para a instalação de um sistema de energia solar e de reuso da água no Centro de Triagem, bem como para a aquisição de uniformes para os catadores. “É o coroamento de um trabalho bem-feito, uma verdadeira referência para o Estado e o País”, elogiou Newton Luiz Kaminski, superintendente de Obras e Desenvolvimento de Itaipu.

    Alexandre Teixeira também reforçou a importância do trabalho dos catadores e convidou os demais municípios a aderir. “É um modelo que pode e deve ser replicado. Mas, para isso, é preciso a adesão e o comprometimento de todos.”

    A Itaipu

    Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,5 bilhões de MWh. Em 2016, a usina retomou a liderança mundial em geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh gerados. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de 16% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.

    meiofiltrante

    Mais Lidas