Indígenas rendem motorista e tomam ônibus da prefeitura, durante manifestação na manhã de segunda-feira (14), na Comunidade São Cristóvão, em Terra Roxa, quando realizavam manifestação, reivindicando melhorias.
O motorista, que transporta os alunos da localidade até a Escola Municipal Maria Carolina Engel, na Vila Guarani, chegou no local por volta das 6h para buscar os indígenas, mas foi ordenado a estacionar o ônibus dentro da aldeia.
Índios das tribos Tekohá Yvyraty Porã e Yviporã pediam a presença do prefeito de Terra Roxa Altair Donizete de Pádua.
Os índios reivindicam a construção de uma escola e um posto de saúde provisório na aldeia.Crianças também exibiam cartazes indicando violência e discriminação contra os indígenas. A Polícia Federal de Guaíra foi acionada e esteve no local.
O Delegado da PF de Guaíra, Dr. Valcley Vendramini conversou com os caciques das aldeias, que liberaram o motorista com a condição de agendar uma reunião com o prefeito.
O encontro com o prefeito e os representantes das aldeias foi marcado para acontecer no gabinete da Prefeitura Municipal às 17h de hoje.
O ônibus não foi liberado e permaneceu no local. A Prefeitura Municipal deverá requerer um pedido para reintegração de posse, caso o veículo não seja devolvido.
portal