DestaqueVariedades

A ORIGEM DAS RIQUEZAS

Questiona-se muito sobre a origem das riquezas das pessoas. Faz muito tempo que esse questionamento é feito entre as camadas populares. Para os mais entendidos, são três as fontes de riquezas, em todos os tempos. Quando alguns humanos começam a acumular fortuna, logo surgem os comentários sobre a origem desses bens materiais. Palpites, e até mesmo prejulgamentos ocorrem diante de tais enriquecimentos.

De acordo com experientes economistas, as riquezas não surgem do acaso e ninguém consegue juntar riquezas apenas trabalhando, mesmo que o trabalho seja fatigante. Então, o esclarecimento natural vem à baila: as riquezas são advindas de três fontes principais, podendo ser enumeradas de maneira sistêmica. As riquezas não têm outra origem, a não ser pelo legado da família, como exemplo a herança; também podem ser adquiridas pela sorte grande, como exemplo dinheiro ganho em loteria; e por último, pelo ilícito, em suas múltiplas fórmulas do ganho fácil.

Alguns privilegiados aqui, ali e acolá, portadores de fortunas, justificam a posição pelo excesso de trabalho, declarando-se exímios administradores. Outros, no entanto, chegam a confessar que, “descobrindo uma fórmula mágica”, começaram a comercializar pedras preciosas, cuja atividade, os transformaram em multimilionários ou simplesmente se dizem bons gestores e homens de visão. Para estes, os demais membros da sociedade, desprovidos de riquezas, não sabem negociar e permanecem à margem da pobreza.

Seja como for a compreensão, os afortunados e tantos outros “sortudos”, não ostentam por acaso essa posição. Todos eles, sem exceção, são favorecidos por uma das hipóteses levantadas, e que vale a pena dar ênfase: herança de família, prêmios em loterias e o ilícito. Morrer de trabalhar não reforça a ideia de riqueza, embora o trabalho seja necessário para cada pessoa, para lhe garantir uma vida digna. Nada contra os portadores de riquezas, mas toda prosperidade exagerada pode configurar uma das três fontes citadas. (JLA)

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar