DestaqueVariedades

Incredulidade de Tomé – Primeiro, a Dúvida; depois, Coragem e Fé

Após oito dias, os discípulos estavam reunidos outra vez, e Tomé estava com eles. As portas estavam trancadas; quando Jesus apareceu, pôs-se no meio deles e disse: “A paz seja convosco!” Então dirigiu-se a Tomé, dizendo: “Coloca o teu dedo aqui; vê as minhas mãos. Estende tua mão e coloca-a no meu lado. Agora não sejas um incrédulo, mas crente.” Tomé confessou a Jesus: “Meu Senhor e meu Deus!”

Era domingo, 16 de nisã, e os discípulos estavam desanimados. Eles não compreenderam por que o túmulo estava vazio. Mais tarde naquele dia, Cleopas e outro discípulo vão de Jerusalém para Emaús, que fica a uns 11 quilômetros de distância.

No caminho, eles conversaram sobre o que aconteceu. Um homem se juntou a eles e perguntou: “Sobre o que é que vocês estão conversando enquanto caminham?” Cleopas disse: “Será que você é um estrangeiro que vive sozinho em Jerusalém e não sabe das coisas que ocorreram nestes dias?” O homem perguntou: “Que coisas?”. Eles dizem: “As coisas a respeito de Jesus, o Nazareno. Nós esperávamos que esse homem fosse aquele que iria livrar Israel.” Eles disseram que algumas mulheres encontraram vazio o túmulo onde Jesus foi sepultado. Além disso, essas mulheres presenciaram algo sobrenatural — dois anjos apareceram e disseram que Jesus estava vivo. Os homens contaram que outros também foram ao túmulo e “encontraram tudo exatamente como as mulheres tinham dito”.

Para provar que não é uma aparição nem fruto da imaginação deles, mas que é uma pessoa de carne e osso, Jesus mostrou as mãos e os pés, e disse: “Por que estão aflitos e por que surgem dúvidas no seu coração? Vejam minhas mãos e meus pés, que Sou Eu mesmo. Toquem-me e vejam, pois um espírito não tem carne nem ossos assim como vocês veem que Eu tenho.” Eles ficaram muito felizes e maravilhados, mas ainda acham difícil acreditar.

Tentando mais uma vez ajudá-los a entender que é uma pessoa real, Jesus perguntou: “Vocês têm aqui algo para comer?” Ele aceitou um pedaço de peixe assado e comeu. Então disse: “Estas são as minhas palavras, que lhes falei enquanto ainda estava com vocês, que todas as coisas escritas a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos teriam de se cumprir.”

Jesus ajudou Cleopas e seu amigo a entender as Escrituras, agora Ele faz o mesmo com todos os presentes: “Está escrito que o Cristo sofreria e no terceiro dia seria levantado dentre os mortos, e que, em seu nome, se pregaria arrependimento para o perdão de todas as nações, começando por Jerusalém.

Por algum motivo, Tomé não está presente. Nos dias seguintes, outros contam a ele com alegria: “Nós vimos o Senhor!” Tomé disse: “Se eu não vir nas mãos dele a marca dos pregos, não colocar o dedo na marca dos pregos e não colocar a mão no lado dele, de modo algum acreditarei.”

Oito dias depois, os discípulos se reuniram novamente com as portas trancadas, mas desta vez Tomé está presente. Jesus apareceu entre eles num corpo materializado e os cumprimentou: “Que a paz esteja com vocês.” Virando-se para Tomé, Jesus disse: “Coloque o dedo aqui e veja as minhas mãos; estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e acredite.” Tomé: “Meu Senhor e meu Deus!” Agora ele não tem dúvidas de que Jesus está vivo como poderosa criatura espiritual, que representa Deus, em Sua plenitude.

 

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar