DestaqueVariedades

O Grande Império Romano – Apogeu e Queda da Potência Política da Antiga Roma

O Império Romano é considerado a maior civilização da história, que possuía a mais vasta extensão territorial do mundo antigo, e suas dimensões nunca mais foram repetidas. Durou cinco séculos. Começou em 753 a.C. e terminou em 476 d.C. Estendia-se do Rio Reno para o Egito e chegava à Grã-Bretanha e à Ásia Menor. Assim, estabelecia uma conexão com a Europa, a Ásia e a África. Sob o domínio do Império Romano estavam 6 milhões de habitantes, sendo que Roma, nessa fase, foi habitada por 1 milhão de habitantes.

No sistema político de império, o poder estava concentrado na figura do imperador. O Império Romano começou com Augusto e terminou com Constantino XI. O Senado servia para apoiar o poder político do imperador, tendo o império sucedido a República Romana. Com o novo sistema, Roma, que era uma cidade-estado, passou a ser governada pelo imperador. Foi em seu início que o império conquistou a maior parte do poder. Até 117 d.C., ao menos 6 milhões de quilômetros quadrados estavam sob o domínio do Império Romano.

Os Imperadores – Augusto foi primeiro imperador de Roma; responsável por acrescentar muitos territórios ao império; Claudius: seu principal feito foi vencer a Grã-Bretanha; Nero era excêntrico; assassinou a mãe, a irmã e tinha como hábito jogar milhares de cristãos aos leões; Tito ficou conhecido por destruir o Templo do Rei Salomão; Trajano era considerado um grande conquistador. Foi em seu governo que o Império Romano atingiu a maior extensão de terras; Adriano construiu uma muralha com seu nome: a Muralha de Adriano, ao norte da Grã-Bretanha. O objetivo era deixar os bárbaros longe; Diocleciano dividiu o império em duas partes: oriental e ocidental; Constantino foi o primeiro imperador cristão. Uniu novamente o império e escolheu Bizâncio como capital. Rebatizou a cidade de Constantinopla; Romulus Augusto foi o último imperador de Roma; Constantino XI foi o último imperador de Constantinopla e Morreu defendendo a cidade contra o ataque dos turcos.

Surgimento do Império – A cidade de Roma foi fundada por dois irmãos gêmeos, Rômulo e Remo, que viveram em 753 a.C. Essa história é uma lenda. Segundo historiadores, Roma surgiu a partir de um grupamento de pastores que viviam às margens do rio Tigre. É essa a região geográfica que corresponde a Itália dos dias atuais.

No decorrer do século VI a.C., Roma ficou sob a direção dos Etruscos, de origens gregas. A liberdade foi conquistada aos poucos, quando transformou-se em uma cidade-estado, onde a forma de poder exercida era a monarquia. A forma de poder passou a ser a república, entre 509 a.C. e 30 a.C., quando Roma passou a exercer forte poder colonial, político e militar. Todos os elementos conjugados influenciaram a história atual do Ocidente. Outro fenômeno que ganhou proporção grandiosa em meio à crise do Império foi a ascensão do cristianismo. Os cristãos, que já habitavam os domínios do Império há bastante tempo, passaram a crescer numericamente. Esse fato levou o Imperador Constantino – que, depois, transferiu a sede do Império Romano para Bizâncio – a instituir o cristianismo como religião principal do Império Romano, tendo ele próprio se convertido.

Entre os pontos fundamentais para o sucesso do império estava o exército, que era profissional e atuava como uma legião. Sob o comando de astutos generais, Roma expandiu o poderio ao Mediterrâneo.

Queda do Império – As principais causas do declínio do Império Romano foram a dificuldade de administração devido à corrupção incontrolável num império gigantesco; as Invasões bárbaras e as investidas de godos; os elevados impostos, para manter o estado a manter a construção de pontes, aquedutos, estádios e banhos públicos; a expansão do cristianismo está entre as justificativas para a crise no império; a escassez de escravos também prejudicou o sistema de produção no império.

 

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar