quinta-feira,
18/04/2024
Mais
    InícioDestaqueOs Paralelos entre João Batista e Jesus de Nazaré

    Os Paralelos entre João Batista e Jesus de Nazaré

    Os dois eram primos, tendo ambos vindo a este mundo para cumprir uma missão. João era nazireu, de acordo com suas práticas no deserto. Nazireu era aquele que fazia um voto com Deus, sendo consagrado, e não lhe era permitido aproximar-se de cadáver mesmo sendo pai, mãe, ou irmãos. Não poderia beber vinho ou vinagre fermentado e navalha nenhuma poderia lhe tocar a cabeça. Sansão é um exemplo muito claro de como era a vida de um nazireu. Pelo que consta nos arcanos de exegetas ilustres, Jesus não fez o voto do nazireado, tendo um ritmo de vida um pouco diferente de outras personagens citadas no texto sagrado.

    Jesus nasceu em Belém, a cerca de 100 quilômetros de Nazaré. Porém, como sublinha a narração evangélica, José era de Nazaré e, por causa de um censo, encontrava-se, com Maria, em Belém, quando Jesus nasceu. Ao contrário, João Batista teria nascido na pequena Ein Karem. Tanto um como outro, foram circuncidados ao oitavo dia de nascimento, conforme a tradição judaica. Batista veio como o precursor do Messias e pregava no deserto, batizando os convertidos no rio Jordão. Jesus anunciava também as boas novas do Pai, mas não costumava realizar batismos. João Batista e Jesus tinham quase a mesma idade, talvez com uma diferença de três ou quatro anos, tendo ambos nascido, respectivamente, 7 anos a.C. e 4 anos a.C.

    Berço natal de João Batista e Jesus de Nazaré

    Ein Karem – Lar de João Batista e Local da Visitação. A charmosa vila de Ein Karem, situada no declívio ocidental de Jerusalém é um destino popular tanto para peregrinos quanto para populares, com suas igrejas e monastérios, românticos cafés e restaurantes, e montes verdes perfeitos para caminhadas. Este local é conhecido desde o tempo do profeta Jeremias, que aconselhou as crianças da tribo de Benjamim a “No topo de Bet-Acarem erguei uma bandeira!” quando invasores estrangeiros se aproximavam de Jerusalém

    Belém de Judá – É uma cidade localizada a cerca de 9 Km. de Jerusalém, e o seu significado de origem hebraica é o de Casa do Pão. Chama-se Belém de Judá, para não ser confundida com outra Belém, menos conhecida, no território de Zabulão, a casa de Abesã, um dos juízes. A importância da cidade de Belém está ligada ao rei Davi. Belém fica atualmente na Cisjordânia.

    Comunidade dos Essênios

    Uma importante informação no campo místico-espiritual que vem dos estudiosos de exegese, dá conta de que tanto João Batista quanto Jesus de Nazaré pertenciam à comunidade dos essênios, cujo reduto era Nazaré, e também eram chamados de “os nazarenos”.

    Os essênios usavam roupas brancas, levando uma vida simples, seguindo uma dieta estritamente vegetariana, e com serviços totalmente devotados a Deus. Eles eram um povo humilde, originário do Egito e de grande conhecimento,  formando um grupo de Judeus que abandonaram as cidades e rumaram para o deserto, passando a viver às margens do Mar Morto. Foram uma das três principais seitas da Palestina: saduceus, fariseus e essênios.

    Foram encontrados manuscritos no ano de 1947 com mais de 2000 anos, pelos quais se crê terem sido escritos pelos essênios e, acreditava-se que Jesus foi membro do grupo do norte, que se concentrava ao redor do Monte Carmelo; da mesma forma teria atuado João Batista,, seu primo e profeta que anunciava o reino de Deus no deserto.

        

     

     

     

    Mais Lidas