terça-feira,
16/04/2024
Mais
    InícioDestaqueIsaías, um profeta de linhagem nobre

    Isaías, um profeta de linhagem nobre

    Um dos maiores profetas do reino do sul em Israel, Judá, era chamado Isaías. Esse profeta era de linhagem real e seu ministério durou cerca de 50 anos. O seu tio Amazias foi rei em Judá e o seu primo Uzias também foi um rei. No ano em que morreu Uzias, Isaías foi chamado para servir como profeta, exercendo o dom da profecia nos reinados de Jotão, de 750 a 736 a.C.; Acaz, de 736 a 716 a.C., e Ezequias, de 716 a 687 a.C.

    Isaías era um profeta obediente a Deus, enfrentando constantes ameaças durante toda a sua vida, inclusive do império Assírio, muito poderoso na época. Mesmo assim, enquanto Isaías exercia as suas atividades de conselheiro, a nação de Israel não sofreu nenhuma afronta vinda dos assírios. No entanto, Judá teve de pagar pesados tributos aos assírios em troca da paz. O rei Uzias restaurou boa parte do poder militar em Judá, enquanto o rei Acaz, por ser ímpio, ignorava as advertências do profeta de Deus.

    Isaías profetizou juízo e libertação para Israel e Judá. E também pode ser considerado o primeiro evangelista do Ministério de Jesus na Terra. Acontece que os bons tempos do reinado de Davi e Salomão estavam no passado. Com a morte de Salomão, a tribo de Judá se exilou ao Sul, enquanto Israel ficou ao Norte. Israel já não queria mais ter um relacionamento com Deus e Judá intercalava entre reis que faziam a vontade do Senhor e reis que faziam conforme a própria vontade.

    Por 50 anos, Isaías se dedicou a promover a reaproximação das doze tribos com o Criador, pois as pessoas tinham abandonado a fé. Ele passou pelos reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. Quando Judá fazia o que era certo diante de Deus, tudo ia bem, porém, quando “dava as costas” para Ele, períodos difíceis surgiam. Mas, de qualquer forma, o povo estava caminhando para uma grande crise espiritual com o passar do tempo.

    Isaías surgiu em meio à necessidade de alertar o povo sobre a real condição espiritual daquele momento. Porém, Deus o avisou previamente de que as pessoas não se importariam com os conselhos. Então o profeta questionou a Deus: “… até quando, Senhor? Ele respondeu: Até que sejam desoladas as cidades e fiquem sem habitantes, as casas fiquem sem moradores, e a Terra seja de todo assolada”. Mesmo predizendo as adversidades que chegariam ao povo, Isaías destacava para todos que o livramento poderia ser encontrado no Altíssimo.

    Vale ressaltar que ainda hoje as profecias de Isaías se fazem vivas, como quando ele citou a seguinte passagem referindo-se ao Senhor Jesus, que viria Salvar a humanidade: “Naquele dia, o Renovo do Senhor será de beleza e de glória; e o fruto da Terra, orgulho e adorno para os de Israel que forem salvos.”  Ele falou sobre a consumação dos séculos: “Na verdade, a Terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna; a Terra cambaleará como um bêbado e balanceará como rede de dormir; a sua transgressão pesa sobre ela, ela cairá e jamais se levantará.” 

     

    Mais Lidas