DestaqueVariedades

Davi e Bate-Seba – Fruto de adultério, nasce Salomão

De acordo com as escrituras, os soldados de Davi eram liderados por Joabe, e estavam lutando contra os amonitas, entre estes soldados estava Urias.

Na primavera, época em que os reis saíam para a guerra, Davi enviou para a batalha Joabe com seus oficiais e todo o exército de Israel; eles derrotaram os amonitas e cercaram Rabá. Mas Davi permaneceu em Jerusalém. Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita, tomando banho, e mandou alguém procurar saber quem era. Disseram-lhe: “É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o hitita”. Davi mandou que a trouxessem e se deitou com ela, que havia acabado de se purificar da impureza da sua menstruação. Depois, voltou para casa. A mulher engravidou e mandou um recado a Davi, dizendo que estava grávida. Em face disso, Davi mandou esta men­sagem a Joabe: “Envie-me Urias, o hitita”. E Joabe o enviou. Quando Urias chegou, Davi perguntou-lhe como estavam Joabe e os soldados, e como estava indo a guerra; e lhe disse: “Vá descansar um pouco em sua casa”. Urias saiu do palácio e logo lhe foi mandado um presente da parte do rei. Mas Urias dormiu na entrada do palácio, onde dormiam os guardas de seu senhor, e não foi para casa. Quando informaram a Davi que Urias não tinha ido para casa, ele lhe perguntou: “Depois da viagem que você fez, por que não foi para casa?” Urias respondeu: “A arca e os homens de Israel e de Judá repousam em tendas; o meu senhor Joabe e os seus soldados estão acampados ­ao ar livre. Como poderia eu ir para casa para comer, beber e deitar-me com minha mulher? Juro por teu nome e por tua vida que não farei uma coisa dessas!” Então, Davi lhe disse: “Fique aqui mais um dia; amanhã eu o mandarei de volta”. Urias ficou em Jerusalém, mas no dia seguinte Da­vi o convidou para comer e beber e o embriagou. À tarde, porém, Urias saiu para dormir em sua esteira, onde os guardas de seu senhor dormiam, e não foi para casa. De manhã, Davi enviou uma carta a Joabe por meio de Urias.

Nela escreveu: “Ponha­ Urias na linha de frente e deixe-o onde o com­bate estiver mais violento, para que seja ferido e morra”. Como Joabe tinha cercado a cidade, colocou Urias no lugar onde sabia que os inimigos eram mais fortes. Quando os homens da cidade saíram e lutaram contra Joabe, alguns dos oficiais da guarda de Davi morreram, e morreu também Urias, o hitita. Joabe enviou a Davi um relatório completo da batalha, dando a seguinte instrução ao men­sageiro: “Ao­ acabar de apresentar ao rei este relatório, pode ser que o rei fique muito indignado e lhe pergunte: ‘Por que vocês se aproximaram tanto da cidade para com­bater? Não sabiam que eles atirariam flechas da muralha? Em Tebes, quem matou Abimeleque, filho de Jerubesete? Não foi uma mulher que da muralha atirou-lhe uma pedra de moinho, e ele mor­reu? Por que vocês se aproximaram tanto da muralha?’ Se ele perguntar isso, diga-lhe: E mor­reu também o teu servo Urias, o hitita”.

O mensageiro partiu e, ao chegar, contou a Davi tudo o que Joabe lhe havia man­dado falar, dizendo: “Eles nos sobrepujaram e saíram contra nós em campo aberto, mas nós os fizemos retroceder para a porta da cidade. Então, os flecheiros atiraram do alto da muralha contra os teus servos e mataram alguns deles. Morreu também o teu servo Urias, o hitita”. Davi mandou o mensageiro dizer a Joabe: “Não fique preocupado com isso, pois a espada não escolhe a quem devorar. Reforce o ataque à cidade até destruí-la”. E ainda insistiu com o mensageiro que encorajasse Joabe.

Quando a mulher de Urias soube que o seu marido havia morrido, chorou por ele. Pas­sado o luto, Davi mandou que a trouxessem para o palácio; ela se tornou sua mulher e teve um filho dele. Mas o que Davi fez desagradou ao Senhor.

Bate-Seba foi o grande amor do rei Davi, que vive com ele uma paixão proibida e arrebatadora. Belíssima, encantadora e misteriosa, ela era casada com Urias, soldado de Davi, quando começa a ser cortejada pelo rei. Resiste a princípio, mas acaba cedendo e comete adultério, que terá consequências devastadoras. Os dois se apaixonaram perdidamente. Depois da morte de seu marido na guerra, casa-se com Davi. Vai sofrer com a morte do primeiro filho do casal, mas é abençoada com o nascimento de Salomão, que será o futuro rei de Israel. Filha de Laís e Eliã e neta de Aitofel, Bate-Sebá é serena, paciente e sábia, mas tem uma personalidade forte. Foi muito odiada pelas outras esposas de Davi, o grande rei dos israelitas.

Os filhos de Davi que nasceram em Hebrom foram: Amnom, Quileabe, Absalão, Adonias, Sefatias, Itreão; os que nasceram em Jerusalém foram: Samua, Sobate, Natã, Salomão, Ibar, Elisua, Nefegue, Jafia, Elisama, Eliada e Elifelete..Segundo alguns historiadores, o rei  foi pai de 17 filhos. Mas não é citada a filha Tamar, que é irmã de Absalão. É preciso esclarecer que Davi teve muitas mulheres e por isso esse grande número de filhos. As principais esposas do rei, foram estas: Mical, Maaca, Bate-Seba, Abigail, Hagite, Abital, Eglá, Ainoã, além de outras esposas e concubinas. Quando o rei Davi fez de Jerusalém a sua capital, ele já tinha sete esposas. Bate-Seba, portanto, foi a sua oitava esposa. Ela havia sido esposa de Urias, o valente guerreiro hitita.

A rebeldia de Absalão – Quando ouvirdes o som das trombetas, direis: Absalão reina em Hebrom. As trombetas, que eram obtidas de artefatos antigos anunciaram a rebelião de Absalão, filho do rei Davi, que se colocou na porta da cidade para a ofensiva. Davi deixou Jerusalém, passando pelo monte das Oliveiras, ao ficar sabendo do plano do filho Absalão para tomar o trono. O rei fugiu do filho rebelde, atravessando o rio Jordão, e chegou à cidade de Maanaim, distante 70 quilômetros a nordeste de Jerusalém. Alguns dos leais seguidores de Davi eram os maiores guerreiros de todo o Israel, e assim, os exércitos de Absalão foram completamente derrotados.

 

 

 

 

 

 

 

 

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar