DestaqueVariedades

Davi, sucessor de Saul em Israel

O jovem Davi morava na cidade de Belém. Seu avô era Obede, filho de Rute e Boaz e o pai de Davi era Jessé. Davi cuidava das ovelhas de seu pai. Ele nasceu dez anos depois de Deus ter escolhido Saul como rei. Saul foi o primeiro rei de Israel. Após a morte deste rei rebelde, seu sucessor, Davi, começou a reinar.

Anos antes da morte de Saul, Deus havia indicado Davi para ser o próximo rei. Esta escolha foi uma decisão intencional de tirar o reino da família de Saul e começar uma nova dinastia com Davi, que veio de outra tribo. Mesmo sabendo que ele seria coroado, Davi não achou prazer na morte de Saul. Ele demonstrou respeito para com Saul mesmo na maneira de tratar o seu corpo.

Apesar da decisão divina, Isbosete, um filho de Saul, tentou se estabelecer como sucessor. Os homens leais a Isbosete lutaram contra os homens leais a Davi. Durante sete anos, Davi reinou somente sobre a parte do sul de Israel. Após a morte de Isbosete, ele começou a reinar sobre a nação inteira. Davi atribuiu sua posição a Deus: “Reconheceu Davi que o Senhor o confirmara rei sobre Israel e que exaltara o seu reino por amor do seu povo”.

400 anos antes, Deus havia prometido escolher um local exclusivo para ser o centro da religião dos judeus. Esta escolha aconteceu durante o reinado de Davi, que levou a Arca da Aliança para Jerusalém e começou os preparativos para a construção de um Templo nesta cidade. Algumas campanhas militares de Davi, aumentaram a segurança do povo depois de gerações de guerras e opressão pelos povos ao seu redor. Um dos piores momentos na vida de Davi foi quando ele caiu em tentação e cometeu adultério e homicídio. O inusitado erro dele trouxe consequências graves para o rei e sua família. Problemas familiares que levaram a uma guerra civil em Israel. Os problemas começaram com os filhos de Davi: Amnon estuprou sua meia-irmã, e Absalão se vingou e matou Amnon. A vingança e violência por parte de Absalão levaram ao seu afastamento de Davi, e este filho rebelde chegou a se levantar contra o próprio pai, tentando tomar o reino de Davi. Depois de uma guerra tremenda entre pessoas da mesma nação, Absalão foi morto e Davi continuou seu reinado.

Davi resolveu situações pendentes da guerra e, depois, enfrentou outro desafio, desta vez de Seba, da tribo de Benjamim. Também agiu para fazer restituição por um erro cometido por Saul, seu predecessor. Davi cometeu alguns erros durante o seu reinado em Israel. Ele fez um censo que Deus não autorizou. Davi se arrependeu, mas a consequência foi a morte de 70.000 homens em Israel.

Davi foi um dos principais personagens do Antigo Testamento e autor da metade do livro de Salmos. Embora Davi tenha unificado Judá e Israel, formando uma Monarquia, nunca aconteceu uma unificação perfeita entre os dois povos. A história registra que depois aconteceu a cisão entre Judá e Israel. A Monarquia fundada por Davi tem característica de uma Monarquia dualista, um Reino Unido mas agitado sempre por lutas internas. Davi começou a reinar em Jerusalém quando tinha pouco mais de 37 anos de idade.

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar