DestaqueVariedades

As Túnicas, Vestimenta Favorita nos Antigos Tempos

As túnicas eram bastante usadas nos tempos bíblicos, por homens e mulheres. Elas variavam de um lugar para outro, especialmente de uma nação para outra. Os principais povos daquele tempo faziam uso de túnicas, como exemplo os egípcios, os persas, os caldeus, os assírios e os hebreus.

O vocábulo túnica designa uma veste comprida até os pés, geralmente de cor branca e com mangas. No livro do Genesis encontramos a descrição da belíssima túnica de José, toda ornamentada e com sete cores. “Israel amava mais José do que a todos os seus outros filhos, porque ele era o filho de sua velhice, e mandou fazer-lhe uma túnica adornada.” No momento da morte de Jesus, os soldados sortearam a túnica pois era feita de um só fio, e sem costura. A túnica era também usada como vestimenta pelos sacerdotes a serviço do templo.

A túnica é uma vestimenta muito usada no Oriente. Feita de tecido fino e leve, e sendo espaçosa internamente. Assim encontramos as túnicas no Egito, nos países árabes, e nas nações que vão até a India. Diz a cultura beduína, que a roupa grossa que cobre o corpo das mulheres produz suor e que este é evaporada dando sensação de frescor e alívio do calor. Ainda hoje podem ser vistas na porta de Damasco e na entrada da cidade de Jerusalém antiga as mulheres beduínas vestidas de túnicas pesadas, de cores escuras que causa arrepios aos que passam por elas imaginando com devem sofrer com o calor.

Nos antigos tempos, quando as pessoas tinham muita coisa para carregar, ou quando estavam se mudando, os seus pertences eram embrulhados na sua túnica, que era jogada por cima de seu ombro. É muito provável que os hebreus, ao saírem do Egito, levaram os seus bens dessa maneira. Também as mulheres carregavam os seus filhos pequenos em suas túnicas.

Uma informação importante: ao chegar em suas casas um hóspede honrado, os antigos estendiam a túnica no chão, onde podia se sentar. Uma túnica poderia também ser entregue a alguém como sinal de uma dívida. Após a quitação da conta, a túnica era devolvida. Na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, as pessoas espalharam túnicas sobre o chão, diante do Mestre, enquanto ele entrou na Cidade Santa montado numa jumenta.

 

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar