DestaqueVariedades

O Sacrifício de Abraão no Monte Moriá

Abraão estava disposto a sacrificar o filho Isaque, obedecendo à determinação de Deus. Ele percorreu a rota, de Berseba ao Monte Moriá, que fica em Jerusalém. O Templo de Salomão, que depois se transformou em Templo de Herodes, bem perto dali o Pai Abraão construiu o Altar do Sacrifício.  Antes que acontecesse a cena, eis que aparece um carneiro da espécie cauda grossa, para assumir o lugar de Isaque.

Antigamente, havia a oferta de sacrifício, quando os animais eram imolados para expiar o pecado dos homens primitivos. A palavra “oferta” hoje em dia tem um significado muito diferente do que tinha nos tempos do Antigo Testamento. No lugar do dinheiro num prato de coleta, as pessoas colocavam um animal do alimento quotidiano sobre o altar e o queimava diante do sacerdote, representando a Divindade. As ofertas de holocausto eram realizadas para pedir perdão pelos pecados cometidos, dar graças a Deus, ou louvá-Lo.

É muito bonita a história do sacrifício de Isaque, que o Pai Abraão faria no monte da fé. Ele obedeceu a ordem divina e para lá se dirigiu, levando o filho querido. Isso deve ter acontecido por volta do ano 2050 a.C. Deus lhe pedia, para provar a sua fé, que oferecesse o filho Isaque sobre um altar, como oferta de holocausto. Abraão não duvidou, e chegando ao Monte Moriá, estando o altar preparado, estava determinado a sacrificar Isaque, que tinha 25 anos de idade.

Um altar era mito mais do que o lugar onde um israelita oferecia um sacrifício a Deus. Subir ao altar significava comunhão com Deus, sendo um ato de reconciliação com o concerto. Em termos simples, a palavra altar significa “aproximar-se”. Para o israelita, o altar era um meio de aproximar-se de Deus, para pedir perdão pelos pecados, e adorá-Lo.

No Monte Moriá, Deus submeteu Abraão ao supremo reste da fidelidade, pedindo-lhe que sacrificasse o próprio filho. Por causa dda obediência de Abraão, Deus começou uma nova nação com Isaque. Foi nesse mesmo local que Deus que uma praga violenta matasse o povo de Israel por causa da desobediência de Davi. Ali, Davi construiu um altar para adorar a Deus. Depois, aconteceu a construção do Templo de Salomão em muitas etapas, servindo para a adoração dos judeus. O Templo é um lugar sagrado e deverá ser reconstruído, conforme profecia. A mesquita dará lugar à existência de um novo Templo para a nação Israelita.

E conclui assim: Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho. Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: “Abraão! Abraão! ” Ele: “Eis-me aqui!” O anjo: “Não toque no rapaz, não lhe faça nada!” E exclama: “Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho.”

 

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar