DestaqueVariedades

Casamento em Idade Avançada: Isaque e Rebeca

Após Abraão ter obedecido a orientação divina, levando o filho Isaque ao Monte Moriá para ser sacrificado, surgiu outra preocupação: arranjar uma esposa para o filho, o que aconteceu quando Isaque tinha 40 anos de idade. A escolha foi dolorosa, contando com a ajuda de Eliezer, o fiel escudeiro de Pai Abraão. Sara morreu aos 127 anos e foi sepultada em Hebrom. Assim, aconteceu o casamento de Isaque com Rebeca, e quando ele estava com 60 anos, Deus mandou ao casal os filhos gêmeos, Jacó e Esaú.

Naquele tempo, era costume nas tribos, o uso de anéis no nariz pelas jovens beduínas. Eliezer teria dado anéis a Rebeca, que poderiam ter sido anéis para o nariz ou brincos, mas também à jovem foram oferecidas pulseiras de presente. Eliezer era o mais fiel e confiável servo de Abraão, encarregado de toda a casa do patriarca.  Com certeza, foi Eliezer foi escolhido por Abraão, para acompanha-lo em suas viagens, inclusive ficou responsável para encontrar a esposa para o filho Isaque. Ele foi escolhido pela sua fé em Deus, quando orou junto ao poço em Harã. Cada aldeia tinha um poço, visto que na maioria das cidades, era a única fonte de água. As cidades maiores, certamente, dispunham de poços grandes para dar conta do fornecimento do precioso líquido às famílias.

O texto sagrado diz: “O Senhor, o Deus dos céus, que me tirou da casa de meu pai e de minha terra natal e que me prometeu sob juramento que à minha descendência daria esta terra, enviará o seu anjo adiante de você para que de lá traga uma mulher para meu filho. Se a mulher não quiser vir, você estará livre do juramento. Mas não leve o meu filho de volta para lá.” Então o servo pôs a mão debaixo da coxa de Abraão, seu senhor, e jurou cumprir aquela palavra. Antes que ele terminasse de orar, surgiu Rebeca, filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, trazendo no ombro o seu cântaro. 16 A jovem era muito bonita e virgem; nenhum homem tivera relações com ela. Rebeca desceu à fonte, encheu seu cântaro e voltou.”

E desta maneira, Rebeca foi escolhida para ser a esposa de Isaque, mediante o voto que havia sido feito pelo servo fiel de Abraão. Era uma atitude mística positiva, que sempre dava certo, visto que havia obediência aos preceitos divinos. Isaque morreu com 180 anos de idade, após cumprir a sua missão na Terra dos Viventes.

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar