quarta-feira,
21/02/2024
Mais
    InícioDestaquePercentual de leitores de jornal impresso permanece estável, aponta Pesquisa Brasileira de...

    Percentual de leitores de jornal impresso permanece estável, aponta Pesquisa Brasileira de Mídia

    Apesar do crescimento da internet como meio de comunicação ter fomentado especulações sobre a substituição das edições impressas de jornais por edições digitais ou outros meios de informação, os hábitos do leitor de jornal continuam inalterados em relação à edição anterior da Pesquisa Brasileira de Mídia.

    A maioria dos brasileiros continua consumindo o meio de comunicação da maneira tradicional: 79% dos leitores o fazem no formato impresso e apenas uma parcela de 10% migrou para o formato digital.

    Entre os cadernos mais lidos pelos entrevistados (1º + 2º lugares) estão os de cidade, notícias locais e cotidiano (28%), notícias policiais (24%), política (16%), economia (14%), classificados (12%), e cultura (10 %).

    O nível de confiança nas notícias dos veículos de comunicação também foi tema da pesquisa. Os jornais ainda continuam como os meios mais confiáveis na opinião dos brasileiros. Em relação às notícias, 58% dos leitores disseram confiar sempre ou muitas vezes no que leem em jornais, seguidos pelos telespectadores (TV) e ouvintes (rádios), respectivamente, com 54% e 52%.

    O percentual de confiabilidade diminui quando os entrevistados citam as mídias eletrônicas. Em valores médios, 27% disseram confiar sempre ou muitas vezes nas notícias em sites, blogs e redes sociais.

    O Jornal do Futuro – Num futuro próximo vai predominar em todas as partes do mundo, e particularmente em cidades brasileiras os jornais terão formatos berliner e tabloide, que é a tendência de mercado e muito mais aceitos pelos leitores em geral. O formato standart, que ainda insiste no mercado brasileiro, aos poucos vai desaparecer por uma exigência natural de leitores do segmento jornal impresso.

    Mais Lidas