Edson dos Santos Bonfim de 22 anos e Lucas Silva Pimentel de 20 anos, foram presos em flagrante em Naviraí na tarde dessa quarta-feira (31), suspeitos na tentativa de homicídio qualificado pela traição, de emboscada ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido. A vítima foi o agente penitenciário Enderson Antônio Bogas Severi de 34 anos, que recebeu cinco tiros.
Os suspeitos foram presos em Naviraí, após investigações da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar e Polícia Federal. Dois envolvidos no crime ainda estão foragidos.
Para tentar matar o agente penitenciário foram utilizadas duas motocicletas, cada uma com uma dupla, aonde a primeira dupla chegou perto do agente que também estava numa moto, já atirando, assim que deixou o filho na escola, por volta das 6h50.
Conforme informações da mídia local, o atentado aconteceu a uma quadra da Delegacia de Polícia Civil. Os investigadores tiram auxilio para a identificação dos suspeitos de câmeras de seguranças instaladas nas proximidades de onde ocorreu o crime.
Em nota, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), informou que o agente foi atingido com quatro tiros, em diferentes partes do corpo, foi encaminhado para um hospital de Dourados, em estado grave, mas consciente.
ma equipe está garantindo a segurança do servidor e da família. A equipe de apoio ao servidor da Agepen também está concedendo a assistência necessária. Enderson trabalha desde 2011 no sistema penitenciário e atualmente cumpre expediente na Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, colocou todo o aparato da segurança pública para solucionar quem são os autores do crime, qual a motivação dando pronta resposta à família, aos servidores e à população em geral.
Segundo o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, no momento, as atenções estão voltadas também para que o servidor penitenciário receba o melhor atendimento possível, com a vida preservada e sem sequelas. O diretor de Operações da Agepen, Reginaldo Francisco Régis, está em Naviraí e acompanha de perto as investigações.
A Agepen informou ainda que o agente está entubado e controlado. Teve lesões graves no fígado, baço, intestino e pâncreas. Perdeu o baço e os dois tiros que atingiram a região do tórax atravessaram o pulmão. O fato de os tiros terem atingido essa região agravou o seu estado de saúde.
Duas motos foram apreendidas, capacete, estojos de munições, projétil e um automóvel.