A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou, nesta terça-feira (16), que, dos 25 casos confirmados de zíka vírus em Mato Grosso do Sul, 19 são gestantes, sendo 17 em Campo Grande, uma em Anastácio e outra em Paranaíba.
Ainda conforme as informações da SES, mais de 140 gestantes são monitoradas em laboratório. Estão aguardando confirmação 678 casos suspeitos, outros 111 foram descartados.
ALERTA
Transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue e febre chikungunya, o zika vírus teve confirmada sua relação com casos de malformação de fetos e microcefalia.
SINTOMAS MAIS COMUNS
Os sintomas mais comuns da doença são: Febre baixa (entre 37,8 e 38,5 graus); dor nas articulações (artralgia), mais frequentemente nas articulações das mãos e pés, com possível inchaço; dor muscular (mialgia); dor de cabeça e atrás dos olhos; erupções cutâneas (exantemas), acompanhadas de coceira. Podem afetar o rosto, o tronco e alcançar membros periféricos, como mãos e pés.
O mosquito Aedes aegypti é o transmissor do vírus e suas larvas nascem e se criam em água parada. Por isso, evitar esses focos da reprodução desse vetor é a melhor forma de se prevenir contra o zika vírus.