DestaqueVariedades

Pavimento do século 18 é descoberto em Laguna, SC

Durante obras no centro histórico de Laguna, no Sul catarinense, foi encontrada uma pavimentação que seria do final do século 18, na Travessa Manoel Pinho. Agora, a ideia da prefeitura, após o trabalho dos arqueólogos, é deixar o chão antigo à mostra.

A descoberta foi feita na sexta (15) e divulgada pela prefeitura nesta semana. “Nós imaginávamos que fôssemos encontrar alguma coisa”, disse a arquiteta da Prefeitura de Laguna Grazielle Sitônio, que também é coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas no município.

A arquiteta explicou que, como já foram feitas outras descobertas no mesmo centro histórico, como uma galeria do século 19, os arqueólogos da prefeitura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) agora são chamados para acompanhar as obras.

Rua sob a rua
O pavimento antigo foi encontrado cerca de 40 centímetros abaixo do paralelepípedo. O chão antigo é de pedras do tipo pé de moleque. Segundo a prefeitura, elas devem ter sido pegas na região de Morro Grande, no extremo Sul do estado, ou no Rio Tubarão. Depois, foram trabalhadas por engenheiros portugueses na época.

 

 

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar