Durante obras no centro histórico de Laguna, no Sul catarinense, foi encontrada uma pavimentação que seria do final do século 18, na Travessa Manoel Pinho. Agora, a ideia da prefeitura, após o trabalho dos arqueólogos, é deixar o chão antigo à mostra.
A descoberta foi feita na sexta (15) e divulgada pela prefeitura nesta semana. “Nós imaginávamos que fôssemos encontrar alguma coisa”, disse a arquiteta da Prefeitura de Laguna Grazielle Sitônio, que também é coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas no município.
A arquiteta explicou que, como já foram feitas outras descobertas no mesmo centro histórico, como uma galeria do século 19, os arqueólogos da prefeitura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) agora são chamados para acompanhar as obras.
Rua sob a rua
O pavimento antigo foi encontrado cerca de 40 centímetros abaixo do paralelepípedo. O chão antigo é de pedras do tipo pé de moleque. Segundo a prefeitura, elas devem ter sido pegas na região de Morro Grande, no extremo Sul do estado, ou no Rio Tubarão. Depois, foram trabalhadas por engenheiros portugueses na época.