Chuva forte atinge várias cidades do sul do Estado, como Ponta Porã, Dourados, Caarapó e Iguatemi desde o início da madrugada desta quinta-feira (10). Em Dourados, distante 225 km de Campo Grande, o rio que leva o nome da cidade está mais de 5 metros acima do nível normal, e o problema pode ser ainda maior porque moradores da região podem ficar sem abastecimento de água.
Segundo o site Dourados News, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) informou que devido às fortes chuvas que atingiram a região Sul do Estado e, consequentemente, a nascente do rio Dourados, foi registrado o maior índice de cheia dos últimos 32 anos. No local é captada a água para abastecer a cidade.
Conforme a reportagem, o rio Dourados está 5,3 metros acima do nível normal e com as chuvas ainda constantes, tende a subir ainda mais. Por medida de segurança, tendo em vista que não se sabe se a cheia já atingiu o ápice ou se o nível do rio subirá ainda mais, será necessária a paralisação do sistema que capta água do rio, para que o mesmo não seja danificado.
De acordo com o site, a Sanesul pede à população que se previna, tanto economizando quanto armazenando água caso o sistema tenha que ser desligado, tendo em vista que cerca de 48% do abastecimento de Dourados é realizado através da captação da água do rio.