DestaqueTribuna Livre

Tribuna do Povo – 14 de setembro 2017

O resumo da semana de forma bem pensada

GOVERNO E AUTORIDADE – O governo autoritário não subsiste, e cairá; o governo forte terá consecutivas vitórias. Quando o governo é determinado, as coisas acontecem; ao contrário, a gestão apática provoca o desânimo. É sempre assim, e a história da humanidade prova isso diante de tantos impérios que sucumbiram pela prática do autoritarismo. Apesar dos pesares, a democracia ainda vale a pena, aliada à humildade dos governantes, sem exageros.

VISITA DE CANDIDATOS – Às vésperas das eleições 2018, começa o desfile de candidatos nas ruas de Mundo Novo e de outras cidades da região. Eles estão “posando” de bonzinhos, trazendo algumas emendas e renovando as promessas. Alguns já são bem conhecidos e  estavam “sumidos”. Os novatos querem mostrar-se como diferentes, pretendendo fazer melhor para a comunidade. ´´E preciso avaliar bem na hora de votar!

PAUTA PARA ENTREVISTA – O sistema TV Tribuna implantado recentemente tem realizado muitas entrevistas e reportagens com absoluto sucesso. Autoridades e lideranças empresariais têm sido o foco no sistema de comunicação. Dias destes, deixamos de entrevistar o prefeito de Guaíra, quando exigiu pauta. Na oportunidade, respondemos ao interlocutor que a pauta para um mandatário municipal só podia ser “gestão municipal” A Imprensa não pode ser alienada!

GESTÃO PÚBLICA – A Nação Brasileira vive os piores momentos na questão de gerenciamento da coisa pública. A situação nos municípios é insustentável: 86% das cidades brasileiras estão com problemas de ordem político-administrativa. A minoria consegue fazer gestão eficiente. Dos 5.568 municípios, foram avaliados 4.544. Não possuem quadro de transparência 1.024. O País clama por gestão de qualidade de norte a sul e de leste a oeste. É preciso mudança!

PESSOAS ESPECIAIS – Andando pelas ruas da cidade, a pé ou de carro, podemos ver muitas pessoas de boa índole, aquelas que só aprenderam a fazer o bem. Particularmente, observo a cada dia, gente do bem próxima de mim: Rubens Borges com o seu jeito peculiar; vejo a professora Lourdes Kaetsu Suzuki, e também a enfermeira Marilda Borba da Silva. Sinto o desejo de conversar com as pessoas que constroem o amor e a paz onde vivemos.

PRAÇA DE ELDORADO – Polêmica na cidade de Eldorado, quando a Igreja Católica, com ampla justificativa, resolveu murar toda a praça da matriz, limitando o espaço que, em tese, é de todos. O terreno foi doado à Instituição-Igreja bem antes da criação do município, e documentado em 1973. O investimento é de grande monta, mas o questionamento é inevitável na sociedade, diante de suposta limitação de acesso à praça pelos não-católicos.

PENSAMENTO DO COLUNISTA – A palavra de sabedoria é totalmente sobrenatural. A palavra de conhecimento é mais do que os pensamentos de um homem. Por vezes, as pessoas não compreendem a diferença entre uma coisa e outra. Imaginam qualquer coisa na sua mente e creem que isso é a palavra de conhecimento. A nossa mente pode enganar-nos na definição das expressões de Paulo. A fé, no entanto, é a força propulsora que nos ajuda a compreender os dois elementos. – Jairo de Lima Alves

 

 

 

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close